Partilhar

Desconto: 10%
17,10 € 19,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A presente gramática resulta de um esforço do autor em assimilar as mudanças introduzidas na nomenclatura gramatical pelo Dicionário Terminológico (DT).

O professor, perante a complexidade terminológica do DT, tem de estudar meticulosamente este “documento” a fim de fazer uma transposição didática correta dos seus conceitos. Só assim se torna possível levar aos alunos, numa linguagem precisa e clara, definições que, por vezes, nos parecem um pouco obscuras e herméticas. Se, nalguma medida, este trabalho contribuir para facilitar a leitura do DT e a aprendizagem dos alunos, sentir-nos-emos recompensados.

As lições de gramática de língua portuguesa, escritas em conformidade com o novo Acordo Ortográfico, dão particular atenção às exemplificações, colhidas, maioritariamente, em escritores de língua oficial portuguesa.

Muitas lições deste livro correspondem a uma aula, o que certamente facilitará o trabalho do docente e a assimilação do conteúdo por parte dos alunos.

Ler mais

Autor

Vítor Fernando Barros

Com estudos em Direito e em Línguas e Literaturas Modernas, exerce a profissão docente na escola Mouzinho da Silveira, Baixa da Banheira (Moita) onde leciona a disciplina de Língua Portuguesa. Publicou, entre artigos em livros, revistas e jornais, as seguintes obras: Uma aldeia transmontana: morfologia social de Fornos, Dicionário do Falar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Dicionário de Falares das Beiras, Dicionário de Falares do Alentejo, Gramática da Língua Portuguesa, Nova Gramática de Português – língua estrangeira e língua segunda, Dicionário de Português Europeu para Brasileiros e vice-versa, Lagoaça – Estratégias de Alianças Matrimoniais e Processos de Referenciação em Lagoaça e Fornos: nomes próprios, apelidos, formas de tratamento e alcunhas.

Ler mais