Partilhar

Gestores, Não MBAS

Henry Mintzberg

Em Stock


Desconto: 20%
15,22 € 19,03 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nesta arrasadora crítica à formação dos gestores e, consequentemente, à forma como estes a aplicam na prática, Henry Mintzberg propõe algumas ideias reflectidas e controversas para a reforma quer de uma quer de outra.

«O MBA treina as pessoas erradas, de formas erradas e com consequências erradas», diz Mintzberg. «Utilizar a sala de aula para formar pessoas que já pratiquem a gestão é uma boa ideia, mas pretender criar gestores a partir de pessoas que nunca tiveram de gerir é uma fraude.»

Numa sala de aula não se podem criar líderes. Estes emergem em contextos. Mas pessoas que já praticam gestão podem melhorar o seu desempenho de modo significativo se lhes for dada a oportunidade de aprenderem de uma maneira reflectida a partir da sua própria experiência. Mintzberg apela a uma abordagem mais reflectida à formação em gestão. Faz também um desenho esquemático de como as escolas de ciências empresariais se podem tornar em autênticas escolas de gestão.

Ler mais

Autor

Henry Mintzberg

É Professor Cleghorn de Estudos de Gestão na Universidade McGill em Montreal, no Canadá. Foi nomeado pela Academia de Gestão dos EUA como Distinguished Scholar no ano 2000, tendo recebido em 1995 o Prémio George Terry daquela academia pelo melhor livro em 1995 (The Rise and Fall of Strategic Planning). Dois dos seus artigos na Harvard Business Review receberam prémios McKinsey. Foi presidente da Sociedade de Gestão Estratégica, é membro da Real Sociedade do Canadá (o primeiro de uma faculdade de gestão) e foi nomeado oficial da Ordem do Canadá. Mintzberg é autor de doze livros, incluindo Estrutura e Dinâmica das Organizações.

Ler mais