Partilhar

Fundamentos do Planeamento Regional e Urbano

Coleção Ensino da Ciência e da tecnologia

Manuel da Costa Lobo

Em Stock



Desconto: 20%
22,41 € 28,01 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro aborda os principais conceitos, temas e problemas do Planeamento Regional e Urbano, além de equacionar soluções e apresentar exercícios de aplicação e aferição de conhecimentos, que serão de grande utilidade para alunos, professores e profissionais do urbanismo, assim como de outras áreas do conhecimento, designadamente, arquitetura, geografia, direito, história e sociologia. É, assim, simultaneamente, uma boa introdução aos fundamentos deste domínio do saber e um manual de boas práticas, além de proporcionar uma reflexão crítica sobre as principais questões que o tema suscita.

Esta edição, revista, aumentada e comentada, inclui novos capítulos, que o autor deixou escritos, bem como comentários dos docentes da área disciplinar de Planeamento, Urbanismo e Ambiente do IST, que atualizam e acrescentam novos temas e perspetivas.

O livro inclui comentários de: Fernandes Nunes da Silva, Jorge Gonçalves, Isabel Loupa Ramos, Maria do Rosário Partidário, Ana Morais de Sá, Jorge Baptista e Silva, João Abreu e Silva, António Salvador M. Ricardo da Costa, Beatriz Condessa, Joana Castro e Almeida, José Antunes Ferreira.


Ler mais

Amostra

Autor

Manuel da Costa Lobo

(1929-2013) Foi Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico na área de Urbanização, lecionou várias matérias ligadas ao domínio de Planeamento Regional e Urbano, fundou o Curso de Pós-Graduação na mesma área e o CESUR (Centro de Sistemas Urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico), onde desenvolveu atividades de investigação. Foi coordenador da Licenciatura em Engenharia do Território no Instituto Superior Técnico. Jubilou-se como Professor do IST em 2000. Como urbanista elaborou estudos de planeamento regional e urbano em Portugal e no estrangeiro. Fez parte do grupo fundador da Associação Internacional de Urbanistas e foi seu Presidente (1984- 1987). Foi membro da Direção da Federação Internacional de Habitação, Urbanismo e Ordenamento do Território. Foi também fundador da Associação de Urbanistas Portugueses e o seu Presidente até 2013. Foi sócio honorário do Royal Town Planning Institute e da Associação Espanhola de Técnicos Urbanistas. Eleito Provedor do Ambiente e da Qualidade de Vida Urbana da cidade de Lisboa (1990-94). Planos mais importantes em que interveio: em Portugal - Planos de Coimbra, de Salvaguarda e Valorização da Ajuda-Belém, da Região do Porto, de Vilamoura, do Seixal. No estrangeiro – Planos de Recuperação do Caniço (Moçambique), da Região Autónoma da Cantábria (Espanha), de Macau (China). Estudos Urbanísticos em Cabo Verde (Praia e Mindelo), de Expansão de Ancara e Parque Ataturk (Turquia). Participou no concurso para a Urbanização da Rocinha (Rio de Janeiro) com uma menção honrosa. Foi condecorado com a Cruz de Mérito, da República Federal da Alemanha e com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, da República Portuguesa.

Ler mais