Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Lex
- Categorias:
- Ano: 2003
- ISBN: 9789728634186
- Número de páginas: 253
- Capa: Cartonada
Sinopse
Inclui CDROM
Francisco Salgado Zenha foi uma figura ímpar da nossa vida pública, que deixou uma indelével marra em todos os domínios em que exerceu a sua acção.
Opositor à ditadura desde os bancos da escola, político de convicções e de princípios, governante clarividente e parlamentar dos mais brilhantes da nossa democracia, Zenha foi também um dos grandes advogados do Século XX. No foro, reunia talentos que nem sempre andam juntos. Aliava uma sólida formação em ciências jurídicas a um conhecimento prático do ofício, juntava a uma capacidade argumentativa e dialéctica superior um talento literário apurado.
Possuidor de grandes qualidades morais e intelectuais, usou-as com raro rigor. A sua inteligência, ao mesmo tempo dedutiva, lógica c irónica, a sua independência de espírito, a sua coragem e frontalidade, a sua sensibilidade e cultura faziam dele uma personalidade riquíssima, que se tornava uma referência para quem a conhecia e dava ao seu trato um brilho inesquecível.
Tive o privilégio de ser colega e amigo do Francisco Salgado Zenha. Aprendi muito com ele, na política e no direito. Guardo uma memória muito grata do tempo em que colaborámos e estivemos próximos. Associando-me a esta tão feliz iniciativa da Ordem dos Advogados, presto homenagem, em nome de Portugal, à memória de Salgado Zenha e apresento-o como exemplo às novas gerações, que muito ganharão em conhecer melhor a sua figura, a sua vida e a sua obra.
Jorge Sampaio
Presidente da República
Em finais de Janeiro de 2003, o Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, a que presido, deliberou integrar nas comemorações da Semana do Advogado a homenagem a grandes figuras da advocacia portuguesa do séc. XX. Visa-se dar a conhecer às novas gerações de Advogados e à sociedade em geral o importante papel que desempenharam no passado em prol da consagração dos direitos humanos e na edificação de um Estado de Direito.
Pese a extrema dificuldade da sua actuação e as privações profissionais e até pessoais que sofreram, existem vários exemplos reveladores de grande nobreza que constituem marcos incontornáveis da história da profissão que abraçaram. As enormes contrariedades sofridas por vestirem a toga na defesa dos seus concidadãos constituem uma fonte de inspiração e de orgulho para todos nós, uma memória e auto-estima colectiva que devem ser preservadas e enaltecidas.
Neste ano de 2003, completam-se oitenta anos sobre a data do nascimento (2 de Maio de 1923) e dez da morte (l de Novembro de 1993) do Dr. Francisco Salgado Zenha, um dos quatro Advogados distinguidos com a medalha de ouro da nossa Ordem.
Desde o primeiro momento constatei um grande entusiasmo e um profundo sentido de justiça face a tal iniciativa em razão das qualidades humanas e profissionais ímpares do Dr. Francisco Salgado Zenha, que aliou uma sólida formação científica a um sentido prático invulgar.
Cultivando incessantemente valores como a Liberdade, a tolerância e a defesa dos Direitos Humanos.
É, pois, com enorme satisfação que promovo esta fotobiografia, uma das vertentes da homenagem ao Dr. Francisco Salgado Zenha, que simboliza os mais elevados e perenes valores da nossa advocacia.
Rogério Alves
Textos de:
Ana Cardoso Pires
Antero Monteiro Diniz
António Arnaut
António Barreto
António Cândido de Oliveira
António Champalimaud
António de Almeida Santos
António Guterres
António Ramalho Eanes
Armindo Ribeiro Mendes
Artur Cunha Coelho
Artur Santos Silva
César Máximo
Domingos Arouca
Emílio Rui Vilar
Guilherme da Palma Carlos
Tsabel Soares
J. M. Sérvulo Correia
J. Silva Lopes
João Salgueiro
Jorge Sampaio
José Carlos de Vasconcelos
José Souto de Moura
José Henrique Salgado Zenha
José Medeiros Ferreira
José Miguel Júdice
José Vasconcelos Abreu
Luís Salgado Zenha Morais Correia
Manuel Alegre
Manuel Lopes Maia Gonçalves
Maria Darcília Salgado Zenha Morais Correia
Maria João Gagliardini Graça
Mário Raposo
Mesquita Machado
Sofia Saias
Tinoco de Faria Ler mais