Partilhar

Falares e Ditarenhos do Alentejo

Luis Miguel Ricardo

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
18,90 € 21,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma dúzia de anos a calcorrear os lugares mais recônditos das terras calmas que se espraiam para além do Tejo. Uma dúzia de anos a escarafunchar no escarafuncho que outros apaixonados pelo assunto por cá deixaram. Uma dúzia de anos a conversar com aqueles que ainda alimentam o sumo da identidade do falar sulista. Uma dúzia de anos a envolver centenas de voluntários nesta «caça» ao falar e ao ditarenho em vias de extinção por conta da globalização do mundo. Uma dúzia de anos a «agarrar» o que é para agarrar, e a descartar o que é para descartar.

O resultado dessa odisseia de doze anos pelos trilhos foscos do linguarejar do Sul chama-se Falares e Ditarenhos do Alentejo: uma obra com mais de 6000 significados de palavras em «alentejanês»; uma obra com mais de trezentas expressões que correm de boca em boca pelo território sulista; uma obra com artigos sobre algumas das palavras e expressões mais icónicas do território, aventando a sua origem e explicação; uma obra com uma narrativa ficcional – Alentejanando – emergida desta seara generosa de Alentejo que ainda se vai falando.


Ler mais

Autor

Luis Miguel Ricardo

Luís Miguel Ricardo é natural de Ferreira do Alentejo, é licenciado em Filosofia da Cultura e em Formação Educacional, é pós-graduado em Ciências Criminais, é mestre em Ciências da Educação, é professor do Ministério da Educação, é formador no Instituto do Emprego e da Formação Profissional, é jornalista/colaborador no Diário do Alentejo, é presidente da ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo, assina o programa radiofónico «Falares e Ditarenhos do Alentejo» na Rádio Voz da Planície, e escreve textos em órgãos de comunicação social.

Na literatura, tem publicadas, a solo, as seguintes obras: Falares e Ditarenhos do Alentejo, documentário, ano de 2017; Heróis à Moda da Bola, romance, ano de 2012; Verão 86, romance, ano de 2011; Operação Dominó, romance, ano de 2009; Ritos do Desespero, romance, ano de 2006.

Em projetos coletivos publicou os seguintes títulos: Contos ASSESTA – Água, contos, ano de 2019; Contos ASSESTA – Alentejo, contos, ano de 2015; Stories do Alentejo, contos, ano de 2013; Contos do Caneco, contos, ano de 2013; Coletânea de Contos Fialho de Almeida, contos, ano de 2011; Heróis à Moda do Alentejo, contos/documentário, ano de 2010.

Desde o ano de 2010 que se dedica ao trabalho de recolha e preservação dos falares regionais do Alentejo. Falares e Ditarenhos do Alentejo / edição revista e atualizada é o culminar de 12 anos de recolha, seleção e catalogação de termos, expressões e histórias do património linguístico alentejano.


Ler mais