Partilhar

Estudo da Exposição Profissional a Formaldeído em Laboratórios Hospitalares de Anatomia Patológica

Susana Patrícia C. Viegas

Sujeito a confirmação por parte da editora



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
9,60 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este estudo sobre a exposição profissional a formaldeído em laboratórios hospitalares de anatomia patológica Portugueses visou contribuir para o conhecimento da exposição profissional a formaldeído nestas situações de trabalho, das variáveis influenciadoras e dos métodos de avaliação ambiental mais adequados à avaliação do risco para a saúde decorrente da exposição a esta substância.

A amostra utilizada foi constituída por 10 laboratórios do regime público e privado. Foram aplicados simultaneamente dois métodos de avaliação ambiental distintos e avaliada a exposição dos três grupos profissionais (Médico Anatomo-patologista, Técnico de Anatomia Patológica e Auxiliar) por comparação com dois referenciais de exposição (Concentração Média Ponderada e Concentração Máxima) e, ainda, conhecidos os valores de Concentração Máxima em 83 actividades.

Em todos os laboratórios se verificaram situações de exposição superior ao valor limite de exposição para a Concentração Máxima (0,3 ppm), tal correspondendo a mais de 90% das actividades estudadas, sendo ainda característica importante, o facto de se evidenciar em períodos de tempo razoavelmente longos.

Da aplicação dos dois métodos de avaliação ambiental e das informações obtidas para os dois referenciais de exposição pode concluir-se que o referencial mais adequado é a Concentração Máxima por estar associado ao modo de actuação do agente químico. Acresce, ainda, que um método de avaliação ambiental que permite o estudo das concentrações de formaldeído e simultaneamente a realização do registo da actividade, disponibiliza informações pertinentes para a intervenção preventiva da exposição por permitir identificar as actividades com a exposição mais elevada, bem como as variáveis que a condicionam.

Ler mais

Autor

Susana Patrícia C. Viegas

Ler mais