Partilhar

Dicionário Ilustrado dos Insultos do Capitão Haddock

Tintin - Fora de Coleção

Albert Algoud

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Haddock, como Aquiles, deve a imortalidade aos seus arrebatamentos excessivos. Ainda mais do que os seus feitos ilustres, é a contundência épica da sua linguagem que o torna o mais popular dos heróis desta mitologia do século XX que são as aventuras de Tintin.

Guardião da linguagem, Haddock repõe em circulação, de forma inesperada, termos antigos ou inusitados… Rompendo com todos os estereótipos do insulto, essas palavras, violentamente iluminadas por clarões de raiva, assaltam as nossas imaginações, inscrevem-se na memória dos homens. Algumas tornaram-se clássicas; outras continuarão a intrigar-nos por muito tempo.

Que o leitor possa aqui encontrar matéria com que insultar os seus contemporâneos enquanto se instrui. E que essa dilatação dos limites da língua possa, por sua vez, ser a prova cabal da feroz fantasia do Capitão.


Ler mais

Autor

Albert Algoud

Albert Algoud nasceu em 1950. Ex-professor de francês, ex-membro do grupo de intervenção cultural «Jalons», ex-colaborador das revistas de BD L'Echo des Savannes e Hara-Kiri, ex-argumentista de bandas desenhadas, tintinolatra, tartarinófilo (possui a mais importante coleção do mundo de exemplares de Tartarin de Tarascon), partidário convicto de Léon Bloy e adepto obstinado de Proust. Para além do Dicionário Ilustrado de Insultos do Capitão Haddock, é autor do título Tintinolâtrie, unanimemente considérado pela crítica como uma das obras mais originais e mais interessantes consagradas a Hergé e às suas personagens.


Ler mais