Partilhar

Criação de Valor e o Futuro das Organizações Jornalísticas

Robert G. Picard

Indisponível



Desconto: 10%
15,30 € 17,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Porquê e como estão as organizações noticiosas a mudar? Com a tendência para a baixa de custos e de preços, como é que o sector noticioso pode criar valor para garantir a sua sobrevivência no contexto digital?

A maioria dos desafios que as organizações noticiosas têm de enfrentar resultam das mudanças no ambiente e mercado dos media, que reduziram o valor das notícias e da informação, desestabilizando os modelos de negócio adoptados pelos produtores de notícias.

Muitas destas mudanças resultaram da evolução tecnológica. As organizações noticiosas não responderam adequadamente às perturbações causadas pela emergência da televisão e da Internet, pelas mudanças na sociedade e estilos de vida e pelo desinteresse pelas instituições tradicionais.

A perspectiva da criação de valor afirma que o valor reside na mente do consumidor, sendo uma medida do valor ou da importância atribuída a um produto ou serviço. Actualmente, existem indicações claras de que as expectativas dos consumidores em relação às notícias e informação estão em baixa, dada a sua reticência em fazer investimentos significativos de tempo e dinheiro nestes conteúdos. Este facto, por outro lado, sugere que a maior parte das notícias e informação fornecidas por muitas organizações noticiosas não está em condições de criar valor funcional, emocional e expressivo não só para os seus utilizadores, mas também para os jornalistas, investidores, anunciantes e para a sociedade, como um todo.

O jornalismo e as organizações noticiosas estão num ponto decisivo da sua história. Os que mudarem e disponibilizarem maior valor para os seus parceiros conseguirão ter futuro; aqueles que prosseguirem na actual trajectória irão entrar em decadência.

Ler mais

Autor

Robert G. Picard

Ler mais