Partilhar

Desconto: 20%
9,60 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Um livro essencial para perceber o fenómeno da comunicação!

O que significa «comunicar»? Apesar de todos comunicarmos, de a comunicação ser essencial na vida das pessoas e nas sociedades, trata-se de um conceito relativamente complexo, cuja definição nem sempre reúne consenso.
E dizer que «comunicar é sobretudo significar, através de qualquer meio», como escreve o autor nesta sua obra, tem de simples apenas a aparência. Se durante largos séculos tal quis dizer que o acto de comunicação se limitou a sinais sonoros, visuais e sensoriais emitidos pelo corpo humano, há muito que deixou de ser assim. Aliás, actualmente está muito longe de ser «apenas» assim. A evolução técnica, despertada pelo desejo do homem de eliminar as barreiras da distância, possibilitou o desenvolvimento de novos meios de comunicação. Com eles surgiram novas possibilidades e, como seria de esperar, novas ameaças.
O grande debate sobre o tema, acentuado com o surgimento da comunicação de massas, não esmoreceu. Pelo contrário, continua bem aceso. Entre as razões, há uma muito simples, ainda que de consequências amplas e de fronteiras indefinidas: os meios de comunicação de massas produzem efeitos na sociedade. Mas até onde vai o seu controlo? O que está por detrás da escolha das mensagens a difundir? Quão forte é a sua influência nos comportamentos?
Este livro, apresentando várias teorias e estudos, não se fica pelas questões. Aponta várias respostas possíveis.

Ler mais

Autor

José Rodrigues dos Santos

José Rodrigues dos Santos nasceu em 1964 em Moçambique. É sobretudo conhecido pelo seu trabalho como jornalista, carreira que abraçou em 1981, na Rádio Macau. Trabalhou na BBC, em Londres, de 1987 a 1990, e seguiu para a RTP, onde começou a apresentar o 24 horas. Em 1991 passou para a apresentação do Telejornal e tornou-se colaborador permanente da CNN entre 1993 e 2002.

Doutorado em Ciências da Comunicação, é professor da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP, tendo ocupado por duas vezes o cargo de Diretor de Informação da televisão pública. É um dos mais premiados jornalistas portugueses, galardoado com dois prémios do Clube Português de Imprensa e três da CNN, entre outros.

Ler mais