Partilhar

Celebrar a Vida - Fragmentos de uma quase autobiografia

Rosa Natália Faria Fernandes

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Celebrar a Vida é uma obra que procura fazer uma abordagem às vivências da autora, nas suas múltiplas variedades, influenciadas por dois eixos principais: geográfico (espaço) e fluir do tempo.

Os dois eixos são percebidos em paralelo ou até sobrepostos, uma vez que ambos habitam em simultâneo na autora, criando emoções típicas, mas independentes, em conformidade com as suas responsabilidades naturais (Natureza), geradores de um mar de sentimentos.

O eixo geográfico foi sustentado por uma dinâmica regular e linear, uma vez que os espaços, regiões, percorridos foram sempre povoados por gaivotas e pescadores agricultores ou agricultores pescadores, sempre num convívio amigo e fraternal, isto é, em espaços ribeirinhos.

O eixo temporalidade explica o olhar terno e perspicaz de uma criança, o entrelaçar de sonhos e desejos com coreografias múltiplas, mas sempre coloridas de um verde de esperança, tudo muito bem arrumado na sacola de uma menina adolescente, que freneticamente procura o seu lugar no palco da juventude, que demora a chegar.

Finalmente, a juventude, fase decisiva da vida, delineada em geometria triangular: família, curso e sãs amizades.

Neste sucedâneo de frações vivenciais, eis que é alcançado o último patamar da vida: esposa, mãe, avó e atividade profissional, a plena realização!

Ler mais

Autor

Rosa Natália Faria Fernandes

Rosa Natália de Oliveira Faria Fernandes nasceu em Ílhavo.  Frequentou o curso de formação feminina na escola Industrial e Comercial de Aveiro e seguidamente, ingressou e concluiu o curso, na Escola do Magistério Primário desta cidade. Entre 1965 e 1998 foi docente em várias escolas dos distritos de Aveiro e Setúbal: nomeadamente nos concelhos de Ílhavo, Vagos e Seixal. Após a aposentação frequentou e concluiu o curso de artes plásticas (pintura), na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa, tendo depois participado em inúmeras exposições de pintura, individuais e coletivas. Lecionou aulas de pintura, na Universidade Sénior do Seixal, UNISSEIXAL, e língua portuguesa e de português “língua não materna“ para estrangeiros na Universidade Intergeracional de Almada, sediada na Charneca de Caparica, ÚNICA.  Publicou artigos em jornais.  É aluna de disciplinas teóricas na UNISSEIXAL. Continua a usar o seu tempo na esfera cultural, privilegiando as dimensões escrita e leitura.


Ler mais