Wilfrid Lupano
Wilfrid Lupano nasceu em Nantes em 1971, mas é em Pau que passa a maior parte da sua infância. Uma infância rodeada de banda desenhada dos pais, embora seja sobretudo numa prática assídua do papel que ele deve o seu imaginário desenfreado e o seu gosto pela escrita.
Mais tarde, trabalha nos bares para financiar os seus estudos - um pouco de filosofia e uma licenciatura em inglês -, onde se encontra com dois futuros amigos e associados, Roland Pignault e Fred Campoy. Juntos, realizam um western humorístico, "Little Big Joe" (Delcourt), cujo primeiro livro aparece em 2001. Reincide com Virginie Augustin e "Alim, o curtidor", uma história fantástica em quatro volumes, que termina em 2009. Entretanto, a sua carreira está lançada, e seguem-se os títulos: "L'assassin qu'elle mérite", "L'Homme qui n'aimait pas les armes à feu", "Le Singe de Hartlepool", "Azimut"... Em 2014, Wilfrid Lupano obtém o Fauve do melhor policial com "Ma Révérence". Para a Delcourt, escreve o argumento mudo de "Un océan d'Amour" para Gregory Panaccione, que recebe o prémio BD FNAC 2015.
Na Dargaud, a série"Les Vieux Fourneaux", com Paul Cauuet no desenho, tem um enorme sucesso. Esta comédia social com fragrâncias de luta de classes e de choque das gerações encena três septuagenários, amigos de infância, bem decididos a aproveitar o pouco tempo que lhes resta... para irritar o mundo! Uma história que mescla humor, ternura, nostalgia, temas de sociedade (trabalho, ecologia, política,...) e uma certa visão do mundo atual. Levada pelos livreiros e leitores, saudada pela crítica, a série é recompensada pelo Prémio do Público - Cultura em Angoulême em janeiro de 2015.
Em 2017, o ano Valeriano é uma oportunidade para Mathieu Laufray colaborar com Wilfrid Lupano em torno de uma aventura jubilar dos dois agentes espaciais-temporais revisitada por seus cuidados: "Shingouzlooz.Inc".
Em 2018, além do cenário do livro 5 "Les Vieux Fourneaux", Wilfrid Lupano também assina o cenário do filme de mesmo nome. Dirigido por Christophe Duthuron, inclui Pierre Richard, Eddy Mitchell e Roland Giraud nos respectivos papéis de Pierrot, Mimile e Antoine.
Em 2019, continuou as aventuras do "Loup en Slip" com Mayana Itoïz, série infantil, derivada do universo dos"Les Vieux Fourneaux", cujo primeiro livro foi publicado em 2016. As temáticas sociais fortes e gritantes de actualidade, queridas ao autor, são abordadas à altura de uma criança.
Em 2020, Wilfrid Lupano termina o ano em fanfarra com três publicações esperadas: as continuações das séries "Les Vieux Fourneaux" e "Le Loup en Slip" mas também um one-shot, "Blanc Autour", desenhado por Stéphane Fert.