Sara Monteiro

É Doutorada em Economia pela Universidade Francesa de Nice-Sophia-Antipolis, GREDEG- CNRS, doutoramento que realizou com a coorientação das Universidades de Coimbra, Porto e Minho e possui Programa Doutoral em Governação, Conhecimento e Inovação pela Faculdade de Economia-CES da Universidade de Coimbra, Portugal. É Mestre em Macrodinâmica e Finanças Internacionais pelo CEMAFI- Universidade Nice-Sophia-Antipolis, França e Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Possui Pós-Graduação em Empreendedorismo e Criação de Empresas pelo INDEG-ISCTE, Cursos Executivos em Business Internationalisation, pela EGP, Universidade do Porto, em Negociação Europeia, no Parlamento Europeu e em Exponential Mindset, pela SingularityU Portugal, Nova SBE, Cascais.

Em 2017, editou livro The Quadruple Innovation Helix Nexus - A Smart Growth Model, Quantitative Empirical Validation and Operationalization for OECD Countries, na Palgrave Macmillan, com os autores da Teoria das Quatro Hélices, Elias Carayannis e David Campbell e diversos Economistas nacionais e internacionais, obra inspirada no trabalho de investigação realizado durante o doutoramento e apresentada em dezembro de 2017 na Assembleia da República.

Iniciou carreira profissional em 2002, como Analista Financeira e Auditora de Controlo Interno na empresa norte americana, ex-General Motors, Delphi Automotive Systems; integrou equipa do lançamento do projeto Beira Atlântico Parque, situado na região centro, do qual faz parte o Parque Nacional de Biotecnologia, Biocant Park. Foi coordenadora da Aceleradora de Empresas do Instituto Pedro Nunes, da Universidade de Coimbra e Diretora Executiva da Associação Portuguesa de Bioindústria (P-BIO), associação responsável pela definição da Estratégia Nacional para a Biotecnologia.

Atualmente, e desde 2017 exerce funções de Gestão de Ciência e Tecnologia e é responsável pela Gestão de Inovação no Instituto de Investigação da Floresta e Papel -RAIZ, parte da The Navigator Company, onde tem implementado vários projetos assentes no enquadramento teórico e predições da Teoria das Quatro Hélices de Inovação.

É autora de uma patente de metodologia de gestão para a avaliação do impacto de Programas de Inovação.

A nível europeu foi júri especialista no European Innovation Council (EIC), na Comissão Europeia, Bruxelas, membro do Banking Stakeholder Group (BSG), European Banking Authority (EBA), em Londres e membro no Horizon 2020 Advisory Group for “Societal Challege 2” and “LEIT Biotechnology”, na Comissão Europeia, em Bruxelas.

Coordenou diversos projetos de inovação nacionais, europeus e consórcios internacionais (Brasil, EUA, Israel, África).

Foi Professora convidada em Business Internationalisation na Universidade Católica, Porto e Vice-Presidente dos BIC Portugueses (entidades certificadas quanto às metodologias de inovação pelo European Business Network, com sede em Bruxelas, certificação reconhecida pela CE).

É membro do Observatório de Políticas Económicas e Financeiras da SEDES.