Marieke Lucas Rijneveld

Marieke Lucas Rijneveld (1991) é já considerada uma das grandes vozes da nova literatura neerlandesa. Cresceu na província de Brabante do Norte, nos Países Baixos, no seio de uma família de agricultores pertencentes à Igreja Reformada, e mora atualmente em Utrecht. Estudou Neerlandês na Faculdade de Educação de Utrecht e na Schrijversvakschool de Amsterdão. Além de se dedicar à escrita, Marieke trabalha numa vacaria.

Em 2015, estreou-se com a coletânea de poemas Kalfsvlies e foi galardoada com o Prémio C. Buddingh para melhor estreia em poesia. O seu segundo livro de poemas, Fantoommerrie (2019) recebeu o Prémio Ida Gerhard de Poesia 2020.

Publicou o seu romance de estreia, O Desassossego da Noite, em 2018, recebendo o ANV Debutantenprijs. A tradução inglesa deste romance (The Discomfort of Evening, traduzido por por Michele Hutchison) venceu o conceituado Man Booker International Prize em 2020, tornando-a a mais jovem autora de sempre a vencer este galardão. Em novembro de 2021, publicou Mijn lieve gunsteling, o seu mais recente romance.