Margarida Faro

Margarida Faro (n. 1954, Lisboa), desde que conseguiu dar sentido a duas letras seguidas, guardou em papel impressões e desabafos a que não saberia ainda dar o nome de Poesia. Secretamente, durante décadas, fê-lo para o fundo de uma gaveta, sem aspirações para lá da necessidade de registá-los. Tinha nos livros uma boa companhia, tornou-se uma leitora ávida.
É Autora de textos para cantigas e artesã, leccionou Inglês e trabalhou em produção de espectáculos. Praia das Maçãs (Oficina do Livro, 2002), o seu romance de estreia, revelou-se um sucesso e vai já na sexta edição. Também pela Oficina do Livro, em 2003, surgiu o seu segundo romance, Quarto Crescente. Em 2004, pela Editora Sete Caminhos, lançou o seu primeiro livro de Poesia, Viva a Desordem. De novo pela Oficina do Livro, em Setembro de 2010, vê no mercado o terceiro romance Minha Mãe, Vou Já.
44 Poemas, o seu segundo livro de poesia agora reeditado pela Poética Edições, saiu em 2011, pela Editora Fonte da Palavra. Em 2018 publicou Ilha de Wight – 18 Poemas e 9 Crónicas pela Editora Edições Esgotadas que, em 2022, editou também Outros Conflitos, seu quarto livro de Poesia.