Ana Maria Pereira
Ana Maria Pereira nasceu em Espinho em 1958. É casada, mãe de dois filhos e avó de um neto. É licenciada pelo Instituto Politécnico do Porto em Análises Clínicas e Saúde Pública e especializada na área da Imunologia, na qual trabalhou ao longo de quase 40 anos no Centro Hospitalar e Universitário de S. João no Porto.
Pós-graduada em Gestão da Qualidade em Laboratórios Clínicos pela Universidade Católica Portuguesa no Porto, trabalhou como Auditora Interna em vários processos de certificação naquele hospital.
A leitura foi uma paixão que a acompanhou desde que aprendeu as primeiras letras.
Leu sempre e muito. Bibliotecas e feiras do livro foram (e são) lugares que sempre gostou de frequentar por forte influência do seu pai, que tanto a estimulou a conhecer os escritores clássicos, primeiro os portugueses e depois, os espanhóis, os franceses, os ingleses e os russos. Mais tarde surgiu a necessidade da escrita. Foi no ano de 2018 que começou a levar mais a sério esse impulso e a poesia passou a fazer parte do seu quotidiano como forma de evasão e transcendência.
“Escrever para mim não é um dom, é um ofício, é catarse. Devo aos meus amigos mais ligados às letras, o incentivo à publicação do que fui escrevendo.”