Partilhar

Aspetos do Novo Radicalismo de Direita

Theodor W. Adorno


Versão em Ebook

Instruções de funcionamento


Desconto: 10%
12,59 € 13,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Tendo como pano de fundo a ascensão do Partido Nacional-Democrata da Alemanha (NPD), que, dois anos após a sua fundação em novembro de 1964, já conseguira resultados eleitorais espantosos, Adorno analisa nesta conferência os objetivos, os meios e as táticas do novo radicalismo de direita à época, contrastando-o com o «velho» fascismo nacional-socialista e procurando sobretudo os motivos para a aceitação dos movimentos de extrema-direita por parte da população da República Federal da Alemanha naquela altura ? 20 anos depois do fim da guerra.

Houve muitas mudanças desde então, mas algumas coisas permaneceram ou reapareceram hoje, 50 anos depois. Sendo assim, podemos ler Aspetos do Novo Radicalismo de Direita como uma mensagem dentro de uma garrafa dirigida ao futuro, cujo valor para o momento atual é desenvolvido por Volker Weiß no posfácio.

Ler mais

Autor

Theodor W. Adorno

Theodor W. Adorno (1903-1969) foi filósofo, sociólogo e um dos principais representantes da Teoria Crítica da «Escola de Frankfurt», que teve a sua origem no Instituto para a Investigação Social da Universidade Johann Wolfgang Goethe, em Frankfurt am Main. Além disso, as suas palestras, programas radiofónicos e publicações influenciaram significativamente a vida cultural e intelectual da Alemanha do pós-guerra.

Ler mais