Partilhar

As Ruínas da Década - O Médio Oriente depois das Revoltas

Extra Coleção

Francisco Serrano

Em Stock



Desconto: 20%
14,32 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Para além das revoluções árabes e dos seus falhanços, houve um conjunto de outras crises ou eventos ? a queda no preço do petróleo, o recuo dos Estados Unidos, a emergência de outras potências como a Rússia e a Turquia, protestos na Argélia, no Iraque, e no Líbano em 2019, exigências das populações por uma governação mais equitativa, a própria pandemia - que alteraram o Médio Oriente de uma maneira irreversível, e que talvez levem ao fim da velha ordem na região.

Durante anos, os regimes do Médio Oriente conseguiram manter um acordo tácito com as suas sociedades: autoritarismo musculado em troca de subsídios, estabilidade e emprego estatal. As revoluções árabes ? mesmo que maioritariamente falhadas - foram a primeira tentativa para contestar esse pacto social. Mas com estas crises da última década, esse acordo entre líderes e governados está cada vez mais ténue. Tudo isto tem feito que o Médio Oriente hoje seja um lugar diferente do que era há dez anos.

Ler mais

Amostra

Autor

Francisco Serrano

Francisco Serrano é um jornalista português especialista nas questões do Médio Oriente. Escreve habitualmente para e The Economist Intelligence Unit, para a Foreign Policy e para a World Politics Review.

Ler mais