Poderá gostar
Detalhes do Produto
Sinopse
«UM MARCO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA»
CARLOS FIOLHAIS
Entre os dias 29 de Junho e 3 de Julho de 1931, realizou-se em Londres o II Congresso Internacional de História da Ciência e da Tecnologia. Nele, estiveram presentes cientistas e historiadores oriundos de diferentes países e continentes.
Uma delegação soviética esteve igualmente presente.
Era oficialmente chefiada por Nikolai Bukharine e integrava cientistas com reconhecimento mundial, como o biólogo Nikolai Vavilov e o físico Abram Ioffe, mas também outros completamente desconhecidos fora da União Soviética, casos do biólogo Boris Zavadovsky ou do físico Boris Hessen.
A decisão de Estaline de enviar a delegação ocorrera apenas poucos dias antes do início do Congresso, obrigando a organização a realizar uma sessão extraordinária, a 4 de Julho, dia em que Boris Hessen apresentou «As Raízes Sociais e Económicas dos Principia de Newton».
A comunicação não só surpreendeu os cientistas presentes, como suscitou também entusiasmo em inúmeras figuras da intelectualidade britânica - casos de Eric Hobsbawm, John Bernal ou de Joseph Needham.
A obra que agora se apresenta tem por base o texto apresentado no referido Congresso e constitui um dos mais extraordinários documentos da historiografia da ciência.