Partilhar

As Índias Espirituais: Fernando Pessoa e o orientalismo português

Duarte Drumond Braga

Poucos exemplares em stock



Desconto: 20%
13,52 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma análise inédita ao contributo poético de Fernando Pessoa na construção de orientes simbólicos que abrem novos caminhos ao orientalismo português.
«Opiário» não foi apenas o poema que inaugurou, em 1915, nas páginas da Orpheu, a voz de Álvaro de Campos. Foi o poema que atribuiu a Campos, dentro da encenação heteronímica, a missão de ir ao Oriente para com ele se desiludir e o transformar numa «realidade interior».
Num panorama em que o orientalismo português continua pouco estudado no campo literário, as «Índias Espirituais» referidas por Fernando Pessoa apresentam-se neste livro como uma nova viagem de descoberta, agora mais estética do que geográfica, mais poética do que concreta, a esse «Oriente ao oriente do Oriente» do famoso verso, que se assume enquanto símbolo de um horizonte comum de referências.

Pertenço a um genero de portuguêses
Que depois de estar a India descoberta
Ficaram sem trabalho. A morte é certa.
Tenho pensado nisto muitas vêzes.

Álvaro de Campos, «Opiário»

Ler mais

Autor

Duarte Drumond Braga

Duarte Drumond Braga (Lisboa, 1981), termina o seu doutoramento em Estudos Comparatistas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também actuou como docente. É investigador do Centro de Estudos Comparatistas e tem trabalhado sobre orientalismo nas literaturas de língua portuguesa, sobretudo na poesia. Co-organizou o volume Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa (2007). Tem poesia dispersa por algumas revistas em papel e em linha.

Ler mais