Partilhar

As Cantigas de Santa Maria de Terena - Milagres Portugueses Medievais

Mariana Ramos de Lima

Em Stock



Desconto: 20%
14,39 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As Cantigas de Santa Maria (CSM) são um dos maiores monumen- tos da cultura medieval europeia. Trata-se de uma gigantesca coleção de canções devocionais em galego-português, num total de 419 cantigas (mais um poema introdutório), louvando a Virgem Maria ou narrando milagres a ela atribuídos. A poesia e música foram compostas ou recolhidas, aproximadamente entre 1264 e 1284, na corte castelhano-leonesa de Afonso III, o Sábio, estabelecida em Sevilha. O quarto santuário mais citado neste conjunto é o de Santa Maria de Terena, resultante de um núcleo de doze cantigas relatando milagres atribuídos a esta Virgem. Terena é uma pequena vila alentejana, localizada perto do Alandroal, destacando-se por ser um dos poucos exemplos de doação régia a uma família nobre, no sul de Portugal, no decorrer do reinado de D. Afonso III.

***

"Estas CSM são muito mais do que um simples repertório poético-musical medieval (com toda a complexidade que lhe é inerente). Na verdade, estas surgem como um reflexo (filtrado e muitas vezes ornamentado) da sociedade da época, possibilitando, neste caso específico, um adquirir de novas informações acerca da forma como decorriam as relações entre Portugal e Castela durante este período, sobre aspetos históricos e geográficos referentes a Terena e à zona raiana e, por último, permitindo-nos ampliar conhecimentos acerca das práticas musicais da época."

Ler mais

Autor

Mariana Ramos de Lima

MARIANA RAMOS DE LIMA é doutoranda na Universidade de Cam- bridge e membro do Selwyn College, onde trabalha sob orientação da Professora Doutora Susan Rankin. Em 2018 terminou o seu Mestrado em Musicologia Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob orientação do Professor Doutor Manuel Pedro Ferreira. Na sua tese de Mestrado estudou os milagres dedicados a Santa Maria de Terena nas Cantigas de Santa Maria e abordou este tema de acordo com os seus aspetos históricos, políticos e musicais. A autora é igualmente colaboradora no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), sendo membro integrante do Grupo de Estudos em Música Antiga.

Ler mais