Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Tinta da China
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789896719555
- Número de páginas: 216
- Capa: Brochada
Sinopse
A mais importante representação da arte britânica em Portugal e uma reflexão sobre o intercâmbio transnacional que notabilizou a criação artística no Reino Unido.
Livro-catálogo da exposição homónima que esteve patente em 2025 na Fundação Calouste Gulbenkian.
Os textos reunidos neste volume constituem uma reflexão sobre o significativo intercâmbio transnacional que notabilizou a criação artística no Reino Unido ao longo do século XX, partindo da confluência no mesmo espaço de artistas britânicos e de artistas provenientes de diferentes geografias que para aí se deslocaram, temporária ou permanentemente. Sob este mesmo prisma, e enquanto «estudos de caso», apresenta-se ainda a obra de oito artistas portugueses que escolheram o Reino Unido para a sua formação e, em alguns casos, para a vida.
Arte Britânica — Ponto de Fuga relaciona-se com a exposição homónima que esteve patente, em 2025, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e que promoveu a reunião de uma selecção de obras das colecções que integram a mais importante representação de arte britânica em Portugal — a Colecção Berardo e as Colecções da Fundação Calouste Gulbenkian — com alguns empréstimos nacionais e internacionais.
Organização: Ana Vasconcelos e Sarah MacDougall.
Textos: Afonso Dias Ramos, Ana Vasconcelos, António M. Feijó, Carolina Guerra, Catarina Alfaro, Guilherme d’Oliveira Martins, Manuel Pedro Ferreira, Maria Moser, Nick Willing, Rita Lougares, Sarah Mac-Dougall, Tom Stammers Tradutora: Elsa T.S. Vieira.
Publicação em simultâneo com uma edição em inglês: British Art.