Partilhar

Antropologia e Vida Moderna

Franz Boas


Versão em Ebook

Ebook Vitalsource
Ebook em formato adaptável a todos os dispositivos.
Acesso online e offline permanente à sua Biblioteca de Ebooks

Saiba mais



Desconto: 10%
12,59 € 13,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Publicado originalmente em 1928, Antropologia e Vida Moderna é hoje tão atual como no dia em que saiu. A história parece repetir-se, e quase um século depois, o debate intelectual é dominado pelos mesmos fantasmas que Boas combateu no início do século passado. A pretensa supremacia de umas raças em detrimento das outras, o recrudescimento do nacionalismo, o papel da educação no desenvolvimento dos indivíduos, a eugenia, a propalada predisposição de certas raças para o crime, eis alguns dos temas tratados neste livro, considerado um dos mais influentes do século XX.

Ao introduzir o conceito de relativismo cultural, Boas prova que o comportamento humano não pode ser explicado pela biologia e que não existe um evolucionismo cultural, de que a raça ariana, por exemplo, fosse o apogeu. Na verdade, a esmagadora maioria dos nossos comportamentos e crenças são determinados por fatores culturais e socialmente adquiridos.

Revolucionando a metodologia da sua disciplina, Boas procedeu a medições metódicas do perímetro cefálico e da anatomia do maior número possível de indivíduos, para concluir que mesmo essas características eram influenciadas por fatores ambientais, tais como a saúde e a nutrição, o que contradiz a teoria de que as raças apresentam características estáveis.

Ler mais

Autor

Franz Boas

Ler mais