Partilhar

Antropologia Da Sexualidade

Paulo Borges Vaz

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O livro intitulado Antropologia da Sexualidade está estruturado em duas partes. A primeira tem como título «A integração da afetividade e da sexualidade na resposta vocacional» e contém cinco pontos fundamentais. No primeiro ponto, que tem como título «A sexualidade humana: verdade e significado», reflete-se sobre a sexualidade no Antigo e no Novo Testamento, sobre a sexualidade no mundo contemporâneo, e procura-se critérios éticos e pedagógicos para uma melhor compreensão e integração da sexualidade. «O chamamento e a eleição divina no Antigo e no Novo Testamento» é o tema do segundo ponto, ao longo do qual, o autor procura compreender a vocação pessoal como dom e responsabilidade, o discernimento e a confirmação da vocação pessoal e a transformação interior do indivíduo por meio do chamamento vocacional. Já no terceiro ponto, «A integração da sexualidade na vida do vocacionado», o foco está na compreensão da pessoa como mistério e dom que se dá e (se) recebe, e a pessoa formada para a comunidade: o processo formativo e a escolha pessoal. No quarto ponto, o autor discorre sobre a exigência de uma formação ética e de um comportamento moral no campo da sexualidade humana. O quinto e último ponto da primeira parte tem como título «A sexualidade como identidade e integração» e o seu objetivo é perceber que a sexualidade conduz à maturidade psicológica e espiritual e também compreender a sexualidade no hoje da Igreja e da sociedade.

Sabemos que, hoje em dia, a ideologia do género está intimamente ligada à problemática da sexualidade. Por isso, na segunda parte da obra, o autor aborda esta questão também em cinco pontos fulcrais: o conceito e o significado de «género», o projeto de amor e felicidade que Deus tem para o homem, a visão da antropológica no magistério da Igreja, o amor como realização plena do homem e da mulher e a doação do amor como dom de si.


Ler mais

Autor

Paulo Borges Vaz

Nasceu no dia 12 de Maio de 1970, em Engenhos, Santa Catarina de Santiago. Foi admitido no Seminário Maior da Arquidiocese de Saragoça, Espanha, em 1993 e, em 1998, termina, com excelência, os estudos filosóficos-teológicos. No ano seguinte, 1999, inicia o estágio pastoral e, em Março de 2000, é ordenado diácono. A 7 de Julho de 2000, é ordenado presbítero e passa a paroquiar a paróquia de Santa Maria Mayor de Alcañiz, Diocese de Saragoça, Espanha. Isto, até 2004. Depois disso, Padre Paulo Borges Vaz aventura-se numa Missão Fidei Donum em Cabo Verde, mais concretamente nas paróquias de Santa Isabel e de São João Baptis -ta, Boa Vista, Diocese de Mindelo, onde permanece até 2013. A partir daí, inicia uma nova missão como pároco da paróquia de São Vicente. É lauriado em Filosofia-Psicologia pela Universidade de Savres, França; é licenciado em Ciências Eclesiásticas pela Universidade de Salamanca, Espanha; Licenciado em Teologia Dogmática pela Universidade Gregoriana, Roma; e Doutor em Teologia Dogmática pela mesma Universidade. É autor de muitos artigos e estudos publicados, promotor incansável das Semanas Teológicas promovidas pela Diocese de Mindelo, zeloso formador dos paroquianos e diocesanos.

Ler mais