Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Tinta da China
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789896719975
- Número de páginas: 408
- Capa: Cartonada
Sinopse
Novo volume da colecção de literatura de humor, dirigida por Ricardo Araújo Pereira: 50 textos de 11 autores que abarcam a um período desde as reformas czaristas do século XIX até às primeiras décadas do poder soviético no século XX.
A presente Antologia apresenta ao leitor português uma amostra da prosa satírica e humorística russa através de uma panóplia de mestres literários dos séculos xix e xx, muitos deles inéditos e totalmente desconhecidos do público português, outros tão conhecidos como Chekhov ou Goncharóv. Todos consagraram (e, por vezes, arriscaram) as suas vidas a aperfeiçoar a arte de farpear a sociedade russa e de fazê-la rir-se de si própria com inteligência, frontalidade e argúcia.
Estes contos convocam o riso, a reflexão, o ridículo, o mero passar do tempo ou a transformação, enquanto o humor e a sátira são apresentados não unicamente como géneros literários, mas como meios circunspectos de expressão que revelam, expõem, consolam, salvam e novamente ostentam — por vezes com delicadeza, por vezes sem piedade, residindo nisso o seu poder intemporal.
«As obras aqui apresentadas permanecem relevantes, pois a natureza humana, as contradições da sociedade e os paradoxos do poder — em ciclos sucessivos de crises e desafios políticos, económicos e sociais - continuam a suscitar as mesmas questões que inquietavam os escritores há mais de um século.» - Prefácio
Selecção, tradução, prefácio e notas: Larissa Shotropa e João Maria Lourenço.
Os autores: Leoníd Andreev, Arkadi Avérchenko, Antón Chekhov, Sasha Chiórnyi, Iván Goncharóv, Iliá Ilf, Aleksandr Kuprín, Evgueni Petróv, Mikhaíl Saltykóv‑Shchedrín, Nadejda Teffi, Mikhaíl Zóshchenko.