Partilhar

Ana Hatherly - Território Anagramático

Ana Hatherly

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
36,01 € 40,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

«Sentado num degrau da escada estava um sema.

O seu aspecto era semelhante ao duma salsicha azul-clara.

Todos os que o viam achavam estranho e diziam: é metafísico.

Ninguém reparava que era azul.»

Ana Hatherly, «Tisana 138», 463 Tisanas, Quimera Editores, 2006

 

Este livro foi publicado por ocasião da exposição «Ana Hatherly: Território Anagramático», realizada na Fundação Carmona e Costa, com curadoria de João Silvério, entre 17 de Novembro de 2017 e 13 de Janeiro de 2018.

A exposição Ana Hatherly: Território Anagramático toma a obra escrita pela autora sob o título Tisanas como uma grelha estrutural para dar a ver o seu trabalho artístico e os cruzamentos que esse mesmo trabalho revela ao nível do pensamento, da escrita, da performance e das preocupações da artista, que se manifestam sobre contextos diversos e em diferentes meios de expressão escrita e plástica.

[João Silvério]

Ler mais

Autor

Ana Hatherly

Ana Hatherly nasceu a 8 de maio de 1929, no Porto. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorou-se em Estudos Hispânicos pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. A sua vasta obra inclui poesia, ficção, ensaio, tradução, performance, cinema e artes plásticas. Uma poeta de vanguarda, foi membro destacado e teorizadora do grupo da Poesia Experimental Portuguesa. Destacam-se as suas obras Eros Frenético (1968), Rilkeana (1999), ou o conjunto de textos reunidos em Tisanas, um trabalho que a acompanhou até ao final da vida. Faleceu a 5 de agosto de 2015.

Ler mais