Partilhar

Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Genial tratamento do absurdo e do surreal, Amérika é uma ficção que descreve a jornada bizarra de um jovem imigrante alemão de 16 anos, Karl Rossmann, enviado para a América após um escândalo sexual na Alemanha – uma criada, de 35 anos, violou-o. 

Ao chegar à América, uma sociedade enigmática e hostil, Karl entra num mundo desconhecido e opressivo, onde irá enfrentar uma série de desafios e contradições. Na verdade, o jovem Karl é varrido num turbilhão de reveses vertiginosos, estranhas proezas, aventuras picarescas e na ameaça de violação.

O primeiro romance de Kafka, Amérika retrata, com humor, a experiência da imigração e a luta do indivíduo para se afirmar numa sociedade desconhecida e opressiva. E a verdade é que Kafka, a par do retrato por vezes ameaçador da vida moderna, povoa o seu romance de uma alegria e por vezes de uma luminosidade bem pouco kafkianas. O seu protagonista, Karl tem, no seu incontido optimismo, o principal traço de carácter.

Publicado postumamente, e apesar de nunca ter sido terminado pelo autor, Amérika é uma obra essencial da literatura moderna, sendo um dos mais importantes livros do século XX.


Ler mais

Autor

Franz Kafka

Franz Kafka nasceu em 1883, em Praga, no seio de uma família da pequena burguesia judia de expressão alemã. Começou a escrever os seus primeiros textos em 1904. Em 1906, terminou os seus estudos universitários, doutorando-se em Direito. Em vida, publicou apenas sete pequenos livros e alguns textos em revistas. De entre estes livrinhos e textos, destaca-se A Metamorfose, que veio a lume em 1915. Esta pequena novela viria a afirmar-se como uma das suas obras de referência. A 3 de junho de 1924, não resistindo à tuberculose diagnosticada em 1917, morre em Kierling, a poucos quilómetros de Viena, deixando três romances fragmentários, que seriam publicados postumamente pelo seu amigo e testamenteiro Max Brod: O Processo (1925), O Castelo (1926) e América (1927), a que se seguiram volumes com contos, cartas e diários. A sua obra, centrada no homem solitário moderno, refém de uma vida absurda, tornar-se-ia uma das mais influentes do mundo literário do século XX.

Ler mais