Partilhar

Amália, A Divina Voz dos Poetas e de Portugal

Rui Ferreira

Envio em 10 dias



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
14,32 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Amália – A Divina Voz dos Poetas e de Portugal

Este livro teve a sua versão inicial como Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Aberta de Lisboa em setembro de 2006, intitulada Amália Rodrigues: Com que voz cho(ra)rei meu triste Fado! – a poesia no universo fadista de Amália –, em Estudos Sobre as Mulheres, que o autor defendeu em dezembro do mesmo ano. É no espaço interdisciplinar que cruza a história do Fado, a história das mulheres e os estudos literários que o presente livro se instala. Trata-se de um ponto de vista estimulante, seguir o rasto de uma voz – a voz de Amália Rodrigues – através das palavras dos portas, ou seja, através dos poemas de que essa voz se apropria. Cantando os poemas fá-los seus. E nesse empréstimo, devolve-lhes o sopro da vida.

Do precurso traçado pelo livro ressalta a tripla faceta de Amália enquanto pioneira, enquanto resistente e enquanto criadora.

Ler mais

Autor

Rui Ferreira

Frequentou a Escola de Engenharia da Univ. do Minho, tendo-se licenciado em Filosofia pela Univ. Católica Portuguesa no ano de 2009. Em 2013 obteve o grau de Mestre em Património e Turismo Cultural na Universidade do Minho, com a dissertação «Festas de S. João em Braga: raízes, história e potencial turístico». Em 2019 concluiu o doutoramento em Estudos Culturais na Univ. do Minho, tendo como tese «Os cerimoniais público(-privados) e as solenidades da Semana Santa de Braga». Pertenceu à Companhia de Jesus entre 2004 e 2011. Nesse período colaborou com o Centro Académico de Braga, Apostolado da Oração, tendo sido docente no Colégio de S. João de Brito. Integrou ainda o projeto pedagógico «Linhas de Força», em conjunto com os 73 colégios da Companhia de Jesus na Península Ibérica. Entre 2011 e 2013 foi assessor do Gabinete de Comunicação Social do Arcebispo Primaz, desempenhando desde 2013 as funções de assessor do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga. Tem-se dedicado, desde 2002, aos Estudos sobre Braga, através da colaboração com diversos órgãos de comunicação social. Foi autor do blogue de cidadania Braga Maior e fundador e presidente da direção da associação Braga Mais. Entre 2013 e 2019 assumiu a presidência da Associação de Festas de S. João, responsável pela organização do maior evento do Município de Braga. Tem quatro livros publicados e foi responsável pelo comissariado de 12 exposições, além da publicação de dezenas de artigos e comunicações em diversos âmbitos de intervenção.

Ler mais