Partilhar

Africana Studia Nº 40 - 2º Semestre 2023 - Línguas Nacionais mas Não Oficiais de África

Maciel Morais Santos

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
9,00 € 10,00 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

A planificação linguística e as políticas linguísticas não são neutras, mas sim mecanismos que definem o lugar e funções das línguas na sociedade, determinando quem tem acesso ao poder político e social. Em contextos pós-coloniais, as línguas coloniais tornaram-se símbolos de distinção social, enquanto as línguas locais são marginalizadas.

A escolha das línguas coloniais como oficiais e exclusivas de ensino perpetua o domínio das elites políticas, privando muitos cidadãos do acesso ao capital cultural e social. Isso leva muitos pais a optarem por educar os seus filhos nas línguas coloniais, em detrimento de suas próprias línguas e culturas.

O multilinguismo é cada vez mais reconhecido como um recurso, especialmente para preservar culturas orais sem registros escritos. No entanto, muitos países ainda relutam em reconhecer a riqueza do multilinguismo e pluralismo linguístico.

Este estudo destaca a necessidade de contestar políticas linguísticas monolíngues e valorizar as línguas africanas, incluindo as marginalizadas. Propõe estratégias para promover a transmissão intergeracional das línguas africanas, o seu uso na educação formal e a sua oficialização, visando transformar a realidade linguística no continente.

Ler mais

Autor

Maciel Morais Santos

Ler mais