Partilhar

A Sociedade Orpheon Portuense - (1881-2008)

Vários

Sujeito a confirmação por parte da editora


Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta Obra para além de revelar a atividade da Sociedade Orpheon Portuense, é, também, um estudo de fundo dos meios de produção cultural, padrões de consumo, conceções de estética musical e, ainda, de práticas sociais, possibilitando um conhecimento da cidade do Porto, assim como do país neste período.

Orpheon Portuense: Um caso único de longevidade

Para Rui Vieira Nery, "A Sociedade Orpheon portuense (1881-2008) - Tradição e Inovação" mostra como é possível "juntar esforços individuais num projeto coletivo, num amor genuíno e constante à música". O consultor científico do projeto destaca, ainda, "o percurso de mais de um século de atividade notável do Orpheon e o facto de este se ter convertido num caso único de longevidade entre as entidades culturais portuguesa, públicas ou privadas."

Fundado em 1881, por Bernardo Moreira de Sá, o Orpheon Portuense desempenhou um importante papel na dinamização musical da cidade do Porto. Além da promoção da atividade musical, destacou-se na organização de concertos, transformando-se rapidamente na mais importante instituição promotora deste tipo de certames na cidade. Estas são algumas das razões que motivaram a criação da obra, cuja ideia inicial surgiu em 2005, e que se intensificaram após a doação do espólio documental (com mais de 3.000 documentos) à Fundação Casa da Música. A equipa de investigadores visa, assim, dar continuidade à vida artística e ao património imaterial do Orpheon Portuense junto das novas gerações.

Ler mais

Autor

Vários

Ler mais