Partilhar

A Morte e a Donzela I / V - Dramas de princesas

Elfriede Jelinek

Poucos exemplares em stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
11,20 € 14,00 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Estará ainda alguém à espera de um final feliz na companhia de Branca de Neve, Bela Adormecida, Rosamunda, Jacqueline Kennedy,

Sylvia Plath, Ingeborg Bachmann, Marlene Haushofer, Diana Spencer?

As princesas de Jelinek são duplos de si mesmas, são cadáveres, são alimento de espectros que existem para se dar a ver e serem vistas enquanto prossegue o debate entre vida e morte. Quem castra princesas? Quem delas se torna dependente? Quem quer reerguer mitos sem carne? Quem acredita e para quê na sobrevida destes fantasmas? As princesas de Jelinek e o que elas representam estão demasiado mortas para viver e demasiado vivas para morrer.»

Anabela Mendes

Ler mais

Autor

Elfriede Jelinek

A genial e corrosiva Elfriede Jelinek (Mürzzuschlag, Áustria, 20-X-1946) foi laureada com o prémio Nobel da Literatura em 2004. Prolongando a nota de controvérsia que sempre acompanhou esta autora, um membro da Academia Sueca apresentaria a sua demissão em protesto pela «pornografia violenta» que assim se estaria a consagrar. Na sua obra em prosa (romances e peças de teatro), violência, sarcasmo e escândalo são os princípios usados para a dissecação e a desconstrução dos estereótipos sexistas, das falácias nacionalistas e da exploração económica. Para Jelinek, a grande heroína dos seus livros, viscerais e imunes ao nojo, é a linguagem em si mesma.

Ler mais