Partilhar

A Mais Secreta Memória dos Homens

Mohamed Mbougar Sarr

Em Stock



Desconto: 10%
17,90 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O escritor em busca da obra, a obra em busca do leitor e da eternidade.

Como nos mais importantes romances de Bolaño, no centro desta história está a procura de um escritor obscuro, autor de um único romance não menos obscuro: T.C. Elimane e o seu livro O Labirinto do Inumano. Ambos são matéria de mito: o homem desapareceu sem deixar rasto, do mesmo modo que parece não haver provas físicas da existência da obra. Apenas uma nota biográfica («senegalês com bolsa de estudos em Paris…»), longínquas recensões («a obra-prima de um jovem negro de África, como nunca se viu em França») e vagas referências de boca a orelha sobre o «Rimbaud negro». O que nos leva a crer que porventura nem um nem outro terão alguma vez existido. Décadas e décadas volvidas, outro jovem senegalês aspirante a escritor, Diégane Latyr Faye, deambulando por Paris, descobre-lhes o rasto. Num encontro casual com a escritora «maldita» Marème Siga D., «Aranha-mãe» de uma escrita genial e sem compromissos, e por isso considerada uma «pitonisa malfeitora», esta entrega-lhe um volume gasto que é nada menos do que O Labirinto do Inumano. Aqui se lançam os dados e se dão os primeiros passos numa epopeia extraordinária que cruza geografias e gerações, as grandes tragédias da História, e a vida e a obra dos escritores.

De grande energia e originalidade, com uma pujança narrativa e uma versatilidade estilística raras, este romance foi finalista de todos os grandes prémios literários franceses do ano, tendo-lhe sido atribuído o celebrado Prémio Goncourt. A crítica tem sido unânime ao aclamá-lo uma obra-prima.


Ler mais

Autor

Mohamed Mbougar Sarr

Mohamed Mbougar Sarr cresceu rodeado de literatura, a ler Balzac e Victor Hugo enquanto os outros miúdos da escola liam livros aos quadradinhos. Estudou Filosofia e Literatura na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris. O seu primeiro romance foi distinguido com prémios literários franceses e africanos. A Mais Secreta Memória dos Homens é o seu quarto romance e foi galardoado com o Prémio Goncourt em 2021.


Ler mais