Partilhar

A Grafia das Línguas Nacionais Angolanas - Um Estudo aplicado à Língua Umbundu

José Kambuta

Poucos exemplares em stock



Desconto: 20%
6,00 € 7,49 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Em Angola não existe uma só língua nacional. Existem várias línguas nacionais e cada língua constitui um povo e, consequentemente, cada povo tem uma forma própria de se exprimir. Porquê violentar estes povos diluindo-os numa coisa neutra?

Portanto, a harmonização das línguas nacionais é matança das próprias línguas; é matança da identidade das línguas e dos respectivos povos. Isto é anti-cultural. Não se pode promover a cultura matando a cultura. A harmonização das línguas nacionais, por consistir na assimilação gráfica, é um acto de negação da identidade das línguas e dos povos como eles são. Em termos linguísticos não pode haver assimilação. Neste aspecto, o autor faz uma abordagem científica muito sólida.”

[FRANCISCO VITI, Arcebispo Emérito do Huambo] ***

José Kambuta, especialista em Linguística, é um profundo conhecedor da realidade sociolinguística e sociocultural dos povos Ovimbundu, falantes do Umbundu, língua do centro-sul de Angola.

Este livro, A grafia das línguas nacionais. Um estudo aplicado à Língua Umbundu, dividido em quatro unidades temáticas, apresenta um estudo sobre a problemática da grafia das línguas nacionais angolanas, em geral, e do Umbundu, em particular. Na primeira unidade temática, trata-se da análise geral das línguas nacionais angolanas; estuda-se a caracterização do Umbundu, nas suas dimensões geográfica, antropológica, sociocultural e sociolinguística. A segunda trata da questão da harmonização da grafia das línguas nacionais. A terceira apresenta um estudo analítico dos problemas linguísticos de Angola, bem como as dificuldades do processo da harmonização da grafia das línguas nacionais, muito em especial a grafia da Língua Umbundu.

[ALEXANDRE MAVUNGO CHICUNA, Ph.D (Decano da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto (FL-UAN) – Luanda)]

Ler mais

Autor

José Kambuta

P.e JOSÉ KAMBUTA nasceu no Londuimbali (Huambo) a 11 de Setembro de 1979. É sacerdote diocesano. Foi ordenado presbítero a 14 de Setembro de 2008. É mestre em diversas áreas: Mestrado Integrado em Teologia Bíblica pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; Mestrado em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Mestrado em Estudos Clássicos (Línguas Clássicas) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É doutorado em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em Teologia Dogmática (Curso de Doutoramento) pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Actualmente, é doutorando em Estudos Clássicos (Línguas Clássicas) pela Faculdade de Letras (Clássica) da Universidade de Lisboa.

Ler mais