Partilhar

A Escrava Açoriana

Pedro Almeida Maia

Em Stock



Desconto: 10%
16,65 € 18,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

No ano da Graça de 1873, o mundo pertence aos homens que cospem para o chão. Açorada por partir, Rosário oculta-se num enorme capote e capucho negro, tal como a maioria das mulheres. É uma adolescente irreverente, do contra, e desafia todas as convenções masculinas: rouba, corre descalça, luta com os punhos e até beija em público. No final do dia, lê Camilo e reza o terço com a mãe.

As Ilhas Adjacentes são um misto de encanto e de escassez, afasta- das do Reino e das promessas da Coroa. Os engajadores brasileiros aliciam os açorianos a viajar para o Império, com promessas de riqueza. A família de Rosário entrega tudo o que possui e embarca na escuridão.

Mas a viagem no navio é calamitosa, uma nuvem de pessoas atoladas na própria imundície, e a chegada ao Rio de Janeiro oferece desafios inesperados. Rosário vive como uma escrava e vê o futuro esfumar-se. Perde o rumo, a virgindade e a esperança. Precisa de reagir, mas isso implica tornar-se uma pessoa totalmente diferente.

Ler mais

Autor

Pedro Almeida Maia

Pedro Almeida e Maia nasceu na cidade de Ponta Delgada em 1979. Estudou Psicologia Organizacional em Coimbra e em Barcelona, Espanha; trabalhou na Irlanda e regressou aos Açores em 2017.

Na literatura, realiza incursões em diversos estilos, da música à crónica, do ensaio ao argumento, da poesia ao conto.

Dos trabalhos já editados, entre eles Ilha-América e A Escrava Açoriana, alguns foram premiados ou encontram-se no Plano Regional de Leitura.

A Força das Sentenças, vencedor do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, é a sua sétima publicação.

Ler mais