Partilhar

A Diplomacia de Salazar (1932 - 1949)

Bernardo Futscher Pereira

Em Stock



Desconto: 10%
22,41 € 24,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«O propósito deste trabalho é o de apresentar uma visão de conjunto da diplomacia do Estado Novo no período entre a ascensão de Salazar à chefia do Governo, em julho de 1932, e a adesão de Portugal à Aliança Atlântica, em 1949.

Mais do que uma interpretação das grandes linhas da política externa portuguesa nesses anos, este livro pretende ser uma crónica das múltiplas crises e desafios com que Portugal se viu confrontado e das respostas que o regime lhes deu, essencialmente no plano diplomático.

O período em questão é notoriamente rico. Nele se destacam dois acontecimentos que tiveram um enorme impacto em Portugal: a Guerra Civil de Espanha e a Segunda Guerra Mundial. Para além das coleções documentais publicadas, numerosos estudos académicos debruçaram-se já, em pormenor, sobre variados aspetos da política de Salazar nessa época. Reunir numa obra de síntese, rigorosa mas acessível, o fruto desse imenso trabalho – acrescentando-lhe aqui e ali alguma investigação original – foi o que pretendi fazer.»

Ler mais

Autor

Bernardo Futscher Pereira

BERNARDO FUTSCHER PEREIRA nasceu em 1959. É mestre em Ciências Políticas e em Relações Internacionais pela Universidade de Columbia. Trabalhou como jornalista antes de ingressar no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Entre 1999 e 2006, foi assessor para as Relações Internacionais do Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio; e entre 2015 e 2019, foi assessor diplomático do primeiro-Ministro, Dr. António Costa. Tem escrito numerosos artigos sobre política externa, história diplomática e política internacional. É autor de A Diplomacia de Salazar (1932-1949) e de Crepúsculo do Colonialismo (1949-1961). É embaixador de Portugal em Rabat desde janeiro de 2020.


Ler mais