Partilhar

A Construção da Ordem Interaccional na Rádio

Carla Aurélia de Almeida

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
14,39 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A partir da mobilização do acervo teórico que, no domínio da Linguística, tem vindo a ser construído para conhecer a organização estrutural e as estratégias discursivas que configuram diferentes relações interlocutivas e interactivas, o presente livro propõe-se desenvolver uma análise linguística de interacções verbais na rádio, tomando por referência um conjunto alargado de trocas discursivas entre locutores e ouvintes de cinco programas de rádio nocturnos portugueses. Cruzando os olhares característicos da linguística com as propostas que os especialistas da Comunicação e da Sociologia têm vindo a desenvolver para o estudo das práticas discursivas, este livro fornece um caminho analítico que poderá interessar a todos aqueles que procuram compreender as interacções verbais. Para esse efeito, o livro salienta as questões teórico-metodológicas subjacentes ao estudo da linguagem em funcionamento, caracteriza as coordenadas genéricas do discurso institucional de rádio, identifica o modo como se constrói a ritualização das práticas discursivas e procede ao estudo das interacções nos seus momentos principais, considerando as sequências de actos de discurso, os rituais verbais e as estratégias discursivas que organizam o fluxo temático das interacções.

Ler mais

Autor

Carla Aurélia de Almeida

Professora Auxiliar da Universidade Aberta desde 29 de novembro de 2005, integrando o Departamento de Humanidades (DH).

Investigadora integrada do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (ISUP)

Desde 2017, é membro colaborador do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), sendo investigadora colaboradora do Grupo IV do CLUNL - Cognição, Linguagem e Comunicação Multimodal

Tem dedicado o seu trabalho de docência em Linguística Portuguesa, especificamente, na área da Sintaxe e Semântica do Português, da Pragmática Linguística, da Sociolinguística e da Sociolinguística Interacional, lecionando unidades curriculares de 1º., 2º. e 3º. Ciclos em cursos da Universidade Aberta. Tem vindo a desenvolver trabalhos de investigação no domínio da Semântica e Pragmática Linguística e da Sociolinguística Interacional, tendo por base a constituição e delimitação de corpora orais, apresentando estudos sobre as sequências de atos ilocutórios e os processos de construção do sentido em interações verbais. O seu trabalho mais recente tem sido dedicado ao estudo de narrativas de experiência de vida em entrevistas de investigação. Tem integrado redes e projetos de investigação com financiamento competitivo de âmbito nacional e internacional. Tem orientado estudantes dos Mestrados em Estudos Portugueses Multidisciplinares e em Português Língua Não Materna e supervisionado teses de doutoramento em Estudos Portugueses da Universidade Aberta, nos domínios da Pragmática Linguística e da Sociolinguística Interacional. Tem feito parte de júris de Mestrado e de Doutoramento da sua área científica.

Desde 1996, é membro da Associação Portuguesa de Linguística (APL) e da International Pragmatics Association (IPrA), associações em cujas atividades participa regularmente.

Desde 2009, é membro da Societas Linguistica Europaea.


Ler mais