Partilhar

A Conquista de Tavira

Pedro Silva Sena

Em Stock



Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Viajamos por uma região que guarda no seu subsolo (ou no forro de paredes velhas) os fastos (nefastos) pouco conhecidos desse Garb islâmico, moçárabe e hebreu, étnica e culturalmente sincrético. Tais fastos, demanda de um arquipélago de investigação histórica cercado por um oceano de desinteresse (...), continuam a dar origem a estereótipos – os quais, por vezes, informam o conteúdo de mensagens publicitárias e assumem a forma de encenações para consumo turístico – mais do que a suscitar o seu conhecimento e respectiva divulgação. Omiti-los seria como negar a humanidade a estes antigos habitantes da Península Ibérica – ou arrancar do chão a nossa própria sombra. Da nossa parte, assinalamos aqui, ao longo da nossa viagem até (e por) Tavira, alguns dos marcos desse território que está a ser cartografado, escrevendo à beira da História.»

***

  1. Em A Conquista de Tavira é proposto um itinerário crítico pelo Algarve, pelo seu passado e pelo seu presente. O destino da viagem, sobre carris, é Tavira e o seu entorno, cuja descrição e fastos ocupam diversos capítulos deste livro de viagem e de divulgação científica onde o leitor encontrará também a poesia e a ficção. Assim, são entretecidos nesse roteiro histórico e literário um conto infantojuvenil de temática ecológica e antirracista («A visita de estudo») e a desconhecida «Aventura de Sancho Pança, o fiel escudeiro de Dom Quixote, o Cavaleiro da Triste Figura, no Reino do Algarve», vertida para Português pelo autor a partir do original de Cide Hamete Benengueli.

Ler mais

Autor

Pedro Silva Sena

PEDRO SILVA SENA (Lisboa, 1975). Com formação e prática científica em Antropologia, é professor, tradutor autodidata e editor. É fundador e editor da e-zine Inefável. Tem publicado poesia – Cancioneiro do Absurdo (1999), Poemas de Cal (2004), Monumentos (2016), Teoria do Cresci- mento – Letra à Letra (2017) e Salvados (2020) – e prosa – contos e crónicas. Participou nas antologias poéticas Canto de Mar (2005) e Inefável Antologia (2007-2013) (2014 e 2018). Possui colaboração dispersa por diversas revistas, sítios e blogues literários – como a DiVersos, a Piolho, a Triplo V, a Subversa e a Al-Madan Online.

Ler mais