Partilhar

A Aquisição da Escrita

Michel Fayol

Indisponível


Desconto: 10%
12,37 € 13,75 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Aprender a falar é, sem dúvida, um processo diferente de aprender a escrever. Se parece que as crianças aprendem a falar por simples contacto com a língua, tal não é tão simples quando se trata de dominar a escrita. Ler, escrever e compreender o texto escrito requerem uma aprendizagem longa, pois implica muito mais do que saber reproduzir sinais gráficos. Este livro apresenta e analisa as principais etapas e dificuldades na aquisição de linguagem escrita.
O principal objetivo desta obra é, por isso, analisar o há de tão particular na aprendizagem da escrita, tanto em matéria de compreensão como de produção. A expressão por escrito exige conhecimentos específicos: saber desenhar sinais gráficos difíceis de reproduzir, dispor do vocabulário necessário à exposição da mensagem, controlar a respetiva ortografia, formalizar o discurso na ausência de retorno imediato da parte do interlocutor, prever o encadeamento linear de ideias, etc.
Pais e professores, por razões diferentes, estão despertos para a importância de perceber como se aprende a ler e a escrever. As crianças (e todas as pessoas que aprendem a escrever) são confrontadas com vários problemas, entre os quais a necessidade de aprender um novo código. Esta obra aborda esses problemas, faz um balanço do que se sabe sobre as primeiras aquisições feitas pelas crianças quando entram em contacto com a escrita, ocupa-se da aprendizagem dirigida da leitura e da escrita das palavras e analisa numa perspetiva comum as atividades de compreensão e de produção de textos.
Expondo resultados de estudos realizados com as crianças e usando vários exemplos (sobretudo da realidade francesa) abre portas para melhor apoiar esta aprendizagem tão essencial.

Ler mais

Autor

Michel Fayol

Ler mais