Partilhar

Como Tornar-se um Ditador- O culto da personalidade no século XX

Frank Dikötter


Versão em Ebook

Instruções de funcionamento


Desconto: 10%
19,80 € 22,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Mussolini, Hitler, Estaline, Mao Tsé-tung, Kim Il-sung, Ceausescu, Mengistu da Etiópia e Duvalier do Haiti.

Nenhum ditador pode governar apenas pelo medo e pela violência. Pode-se tomar e manter o poder puro e duro temporariamente, mas isso só não basta a longo prazo. Um tirano capaz de constranger o seu povo a aclamá-lo durará muito mais. O paradoxo do ditador moderno é que ele deve criar a ilusão do apoio popular. Ao longo do século XX, centenas de milhões de pessoas foram condenadas ao entusiasmo, obrigadas a saudar os seus líderes enquanto estes os conduziam para a escravidão. 

Em Como Tornar-se um Ditador, Frank Dikötter regressa a oito dos cultos de personalidade mais perturbadoramente eficazes do século XX. Desde desfiles meticulosamente coreografados até à projeção premeditada de um véu de mistério, passando por uma censura de ferro, estes ditadores trabalharam incessantemente a sua imagem e encorajaram o conjunto da população a glorificá-los. Numa altura em que a democracia está em retrocesso, estaremos a assistir a um ressurgimento das mesmas técnicas entre alguns dos líderes mundiais atuais? 

Este estudo oportuno, escrito com grande vigor narrativo, examina a forma como um culto se instala, cresce e se sustenta a si mesmo. Coloca o culto da personalidade onde este pertence, no próprio cerne da tirania.

Ler mais

Autor

Frank Dikötter

Frank Dikötter é um historiador holandês bastante reconhecido, especializado na China moderna. É o grande especialista em Mao; venceu o prémio Samuel Johnson 2011 e é professor das cátedras de humanidades na Universidade de Hong Kong, onde leciona cursos sobre Mao e a Grande Fome Chinesa. Foi professor da história moderna da China na Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres.

Ler mais