Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Temas e Debates
- Categorias:
- Ano: 2021
- ISBN: 9789896446550
- Número de páginas: 304
Sinopse
Os humanos são os animais mais curiosos, emotivos, imaginativos, agressivos e misteriosos do planeta. São também animais que não se veem a si próprios como animais. Mas será que os humanos se conhecem assim tão bem?
Ser Animal, Ser Humano conta a história do que significa ser humano e defende que, no cerne da nossa existência, há uma luta profunda com o facto de sermos também animais. A nossa psique esforça-se por separar a humanidade do resto da natureza, e inventou ideologias sofisticadas para reforçar esta tese. Além de decifrar o mistério de como evoluiu este modo de pensar, este livro examina as formas diversificadas como ele afeta a nossa vida, da política ao modo como nos distanciámos das outras espécies. Viajamos desde a origem do Homo sapiens, passando pelas revoluções agrária e industrial, até à era da internet e mais além, ao futuro da Inteligência Artificial e das interfaces humano-máquina. Melanie Challenger analisa o modo como a tecnologia influencia a visão que temos da nossa natureza animal e o nosso relacionamento com as outras espécies com quem partilhamos o nosso frágil planeta.
«Eis a melhor crítica ao mito do excecionalismo humano que já li. Mostra como a negação ou repressão do facto de os humanos serem animais teve consequências profundamente lesivas para a forma como vivemos e para o nosso planeta. Além disso, ao demonstrar que ser humano significa ser animal, revela a imensa alegria de viver que nos espera se reconhecermos e aceitarmos a verdade acerca de nós próprios. Leia este livro: ficará não apenas mais sabedor mas também mais feliz.»
John Gray, filósofo