Partilhar

Desconto: 20%
12,79 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Em Peito à Janela Sem Coração ao Largo, servindo-se do registo cronístico que não recusa os princípios da Literatura, António José Borges apresenta-nos a experiência de um percurso exótico, ideológico e literário envolto de coragem, sensibilidade e beleza perante as suas viagens e digressões, quer as físicas quer as interiores.

Ler mais

Autor

António José Borges

António José Borges, licenciado em Ensino de Português e Alemão, mestre em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas e doutorando em Estudos Portugueses, tem lecionado, sobretudo, Português e Literatura Portuguesa no ensino público e privado e é investigador no CLEPUL da Universidade de Lisboa, onde coordenou ciclos de conferências e dirige o "Dossier Escritor" da revista Letras Com Vida. Viveu um ano na Alemanha, onde estudou na Ruhr-Universität Bochum, e lecionou durante dois anos Literatura Portuguesa Contemporânea e Teoria da Literatura, entre outras disciplinas, na Universidade Nacional Timor Lorosa'e, em Díli, Timor-Leste. É vice-diretor da Revista "Nova Águia".

Foi cronista permanente na revista Tribuna Douro e contista no jornal timorense Semanário e tem colaborado em revistas e jornais nacionais e estrangeiras, entre as quais: Navegações (Brasil); Espacio/Espaço Escrito – Revista de literatura en dos lenguas (Galiza); O Escritor (APE); Mealibra (Círculo Cultural do Alto Minho); Humanitas (Universidade de Coimbra); Douro – Estudos e Documentos (Faculdade de Letras da Universidade do Porto); Terra Feita Voz (Círculo Cultural Miguel Torga); Geia (Revista da Tertúlia de João de Araújo Correia); DiVersos; Letras Com Vida (CLEPUL), Nova Águia, Revista de Letras (UTAD), Foro das Letras, Submarino (Univ. de Turim, Itália), As Artes entre as Letras, Jornal de Letras e Ecos do Oriente, entre outras publicações de poesia e conto e em antologias portuguesas, de crónica e ensaio em Itália e no Brasil. Além do Português, está publicado em Tétum, Inglês, Castelhano e Italiano.

Foi Membro do Júri do Prémio de Literatura (modalidade de ficção) Cidade de Almada (2010) e do Prémio de Poesia do Festival de Literatura e Filosofia de Fátima: Tábula Rasa (2015 e 2017). É colaborador permanente no jornal As Artes Entre as Letras.

É autor dos livros: Timor – As Rugas da beleza (crónicas, 2006); de olhos lavados / ho matan moos (poesia – edição bilingue, com tradução para Tétum de Abé Barreto Soares, e ilustrações de Piera Zurchter, 2009); José Saramago – da Cegueira à Lucidez (ensaio, com prefácio de Miguel Real, 2010), Fármaco (poesia, 2012), Agulhas de Água (poesia, 2016), Peito à janela sem coração ao largo (crónicas, 2019) e Diacrónicas (crónicas e ensaios, 2020). Tem no prelo o livro de ensaios Um José Saramago.

Ler mais