Partilhar

Olinda, ou a Abbadia de Cumnor-Place

Antónia Pusich

Em Stock



Desconto: 10%
12,60 € 14,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Neste volume, encontra-se o primeiro romance de Antónia Gertrudes Pusich, Olinda, ou a Abbadia de Cumnor-Place. Poema original em 5 cantos. Publicado pela primeira vez em 1848, não terá sido submetido a uma reedição senão agora, passados 176 anos. Quando escreveu este romance, em 1844 (a data da criação antecede quatro anos a da publicação), Antónia não podia antever que o arquipélago onde nasceu e viveu a primeira infância adquiriria um dia a independência política, e que essa elevação ao estatuto de Estado faria dela o primeiro autor nacional a escrever um romance. Olinda, ou a Abbadia de Cumnor-Place inaugura, pois, a produção romanesca de autoria cabo-verdiana. A este facto não é alheio um outro: o de ser uma editora cabo-verdiana a restituir-nos o prazer de percorrer sensualmente as páginas deste livro, longe do recato das bibliotecas institucionais.


Da «Apresentação» 

Ler mais

Amostra

Autor

Antónia Pusich

Dramaturga, conferencista e poeta cabo-verdiana, Antónia Gertrudes Pusich nasceu a 1 de outubro de 1805, na ilha de S. Nicolau, e faleceu em Lisboa, a 6 de outubro de 1883. Teve uma educação refinada, administrada por seu pai, António Pusich, que lhe ensinou as línguas francesa, inglesa, italiana e música.

Colaborou, literária e politicamente, em diferentes jornais e revistas literárias lisboetas e participou ativamente em conferências e sessões públicas sobre temas da época. Privou, então, com nomes como Garrett e Herculano.

Foi a primeira mulher fundadora, diretora, proprietária, jornalista e redatora de jornais, atividade muito invulgar nessa época para uma mulher.

Ler mais