Partilhar

Obras de Maria Helena da Rocha Pereira V - Estudos sobre Roma Antiga, a Europa e o Legado Clássico

Maria Helena da Rocha Pereira

Indisponível



Desconto: 20%
16,01 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Encontram-se nestes dez volumes, agrupadas por assuntos, obras da autora publicadas ao longo de mais de seis décadas. Um lugar especial é ocupado pelo primeiro tomo, que contém a tese de doutoramento (Concepções Helénicas de Felicidade no Além, de Homero a Platão) e a de concurso para professor associado (Sobre a Autenticidade do Frg. 44 Diehl de Anacreonte). Os outros são, na sua maioria, Scripta Minora. Assim, o Vol. II compreende uma série de quarenta e nove artigos, constituídos por Estudos sobre a Grécia Antiga, que, principiando por uma parte teórica de considerações sobre o mito, se ocupam em seguida de vários autores helénicos, desde Homero a Plutarco. No terceiro se juntaram traduções com introdução e notas, de poetas gregos do séc. V a.C., desde Píndaro (sete odes) aos grandes trágicos, como Sófocles (Antígona, Ájax) e Eurípides (Medeia, As Troianas, As Bacantes).O volume IV é dedicado à Arte Antiga, num total de vinte e um estudos. No volume V juntaram-se seis artigos sobre Roma e mais dez consagrados à Europa e ao Legado Clássico. Ao volume VI pertencem o Latim Medieval, com obras médicas de Pedro Hispano, e ainda o Regimento de Saúde Salernitano. O volume VII contém mais obras em Latim Medieval (hagiografias dos Portugaliae Monumenta Historica: S. Rosendo, Santa Senhorinha e S. Teotónio) e, sobretudo, livros em Latim Renascentista (a Oração de Sapiência de Belchior Beleago, um breve estudo sobre As Orações de Sapiência e a Universidade e ainda Louvores Latinos ao Colóquio dos Simples e Drogas).Ao Vol. VIII cabem trinta e nove artigos sobre a Recepção das fontes clássicas em Portugal, desde uma apreciação de ordem geral (Portugal e a Herança Clássica) até considerações sobre A situação do tradutor literário, bem como dois estudos sobre Helenismos. No Vol. IX figuram quinze artigos sobre autores vários de Língua Portuguesa até à oração Os caminhos da harmonia de uma língua única, apresentada na Academia Brasileira de Letras, a convite desta, e à série de doze breves estudos subordinados ao título Camoniana Varia.O Vol. X, por sua vez, compreende três partes distintas: um conjunto de recensões críticas publicadas em revistas nacionais e estrangeiras; a série de “Notícias e Comentários” que figuram nos sucessivos volumes das revistas Humanitas e Boletim de Estudos Clássicos; uma sequência de textos provenientes de Biblos, a publicação anual da Faculdade de Letras de Coimbra, no período em que a sua direcção estava entregue à autora destas linhas; bem como textos avulsos sobre figuras notáveis da vida universitária. No seu conjunto, encontram-se aqui dados que contribuem para os estudiosos poderem reconstituir o desenvolvimento dos Estudos Literários, e, particularmente, dos Estudos Clássicos no nosso País durante largos decénios.

Ler mais

Autor

Maria Helena da Rocha Pereira

Formou-se em filologia clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1947. Bolseira do Instituto de Alta Cultura na Universidade de Oxford, foi discípula de E. R. Dodds, Rudolf Pfeiffer e John Beazley. Concluiu o seu doutoramento em Letras na Universidade de Coimbra em 1956, com a tese Concepções helénicas de felicidade no além: de Homero a Platão.

Entre 1948 e 1957 foi professora de latim e depois de grego antigo no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Porto. Em 1951 tornou-se segunda assistente de Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde faria a sua carreira universitária. No ano de 1964 tornou-se professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com a cadeira de Literatura Grega. Entre 1965 e 1966 foi diretora do Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra e entre 1991 e 1995 diretora do Instituto de Estudos Clássicos desta mesma universidade. Foi também diretora das revistas Humanitas e Biblos.

Foi sócia efetiva da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa desde 1991. Jubilou-se no ano de 1995.

Em sua honra a Fundação Engenheiro António de Almeida criou o prémio "Doutora Maria Helena da Rocha Pereira", que visa galardoar uma tese de doutoramento em Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Maria Helena da Rocha Pereira, em conjunto com Aníbal Pinto de Castro, entretanto falecido, foi incumbida pela Academia das Ciências de Lisboa de fazer a supervisão científica do novo Vocabulário da Língua Portuguesa.

A 9 de junho de 2004, foi agraciada com o grau de Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Em 2009 recebeu o grau de doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa. Em 2010 foi galardoada com o prémio Vida Literária.

Morreu em 10 de abril de 2017, no Porto, aos 91 anos de idade.

Ler mais