Partilhar

Desconto: 20%
16,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta obra tão ampla e diversificada que tenho o gosto de prefaciar será, a partir de agora, um instrumento muito valioso para nos apercebermos de todas as variáveis envolvidas na aprendizagem da leitura e na compreensão dos textos, desde os níveis mais básicos da sua descodificação até aos mais elevados, que implicam uma interiorização mais profunda desses textos, atendendo à sua complexidade intrínseca mas também ao seu contexto cultural.
Estruturado em dez capítulos que abordam com lucidez e realismo os desafios propostos a todos os que procuram incutir nos jovens o gosto pela leitura, este volume tenta repensar tais desafios com o entusiasmo de quem lida com estas questões há muito tempo, na busca das melhores estratégias para as resolver, sem embarcar em ilusões fáceis mas recusando quaisquer visões catastrofistas sobre o nosso tempo.
Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura
(do prefácio)

Ler mais

Autor(es)

Adriana Baptista

Ler mais

Iolanda da Silva Ribeiro

Ler mais

Fernanda Leopoldina Viana

Psicóloga de formação, com mestrado e doutoramento em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade do Minho onde, para além da lecionação de diversas unidades curriculares, tem orientado estágios de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem coordenado vários projectos de investigação nas áreas do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem e promoção da leitura e orientado inúmeras teses de mestrado e de doutoramento na área da Psicologia e das Ciências da Educação. Foi membro da equipa do projeto Gulbenkian Casa da Leitura e do Conselho Científico do PNL. Foi membro da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNEP – Programa Nacional para o Ensino do Português – 1.º Ciclo (2006-2010) e integrou a Comissão de Certificação de Manuais Escolares de Língua Portuguesa (2009-2010) para o 3.º e 4.º anos. É diretora adjunta do Centro de Investigação em Estudos da Criança e integrou a Comissão Diretiva do Doutoramento em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Recebeu 4 prémios de investigação por projetos e provas de leitura.

Ler mais