
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Assírio & Alvim
- Coleção: O Imaginário
- Categorias:
- Ano: 2002
- ISBN: 9789723707342
- Capa: Brochada
Sinopse
As lendas de Bécquer decorrem, na sua maioria, nos tempos remotos da Idade Média peninsular, na esteira da moda romântica do tempo sintetizada por um estudioso becqueriano como “o gosto pela ressurreição do passado histórico”.
Para conhecer este passado, Bécquer deambulou por Espanha. E ao vaguear pelo mundo, como um atormentado viandante em demanda da paz que a vida não lhe prodigalizou e da beleza revelada pelo seu génio, encontrou três sítios de fascínio que para sempre o amarraram: Sevilha, uma saudade; Toledo, uma paixão; Soria e a serra do Moncayo, um alumbramento.
É este o cenário privilegiado em que se animam as estátuas de pedra de igrejas e catedrais, onde ruínas e vielas guardam ciosamente os segredos do passado, em que o mistério das águas e das árvores, do vento e das ervas, se confunde com um cântico de espanto perante a gratuitidade do bem e a violência do mal, a imensidade do espaço e o abismo do silêncio, a infinitude do tempo e do amor.
Poder-se-ia escolher uma epígrafe para as Lendas de Gustavo Adolfo Bécquer e a mais adequada seria, sem sombra de dúvida, o primeiro verso das suas Rimas: “Eu sei um hino gigantesco e estranho”.