Partilhar

Desconto: 20%
12,80 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Um homem caminha primeiro a pé, tacteando no escuro, depois de automóvel, conduz toda a noite, dorme na pressa de um hotel retoma a viagem primeiro ainda em terras portuguesas, depois em Espanha.
Em Sevilha sobe ao último andar de um prédio. Tem a chave da porta, a casa está desarrumada e nela se encontram duas crianças adormecidas quase entre sinais de abandono.

«Aproximei-me da cama maior. O rapaz tinha apenas as cuecas vestidas. Magro, as pernas esguias, o cabelo comprido. Ouvia-se a respiração. Rápida, regular, entrecortadas por pausas de onde emergia com uma aspiração sufocada. Da outra cama, não se ouvia nada. A menina estava despida, com o cabelo espalhado pelo rosto e as pernas cobertas com a ponta do lençol. Apoiei-me nas grandes, debrucei-me e afastei-lhe o cabelo. Não se mexeu. Respirava devagar, com os lábios entreabertos e um quase insensível movimento do peito. Parecia fria, apesar do calor, o corpo contraído, a cabeça colada aos joelhos. Tinha os lençóis húmidos em redor das coxas. Na penumbra, a sua pele esbatia-se contra o tecido branco.»

Este é o ínicio de uma história inesperada, dura, com o «esplendor das coisas ameaçadas».

Ler mais

Autor

H. G. Cancela

Nasceu em 1967. É docente da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde lecciona Estética e Crítica de Arte. É investigador no i2ADS, Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade. Possui um doutoramento em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a mesma instituição onde se licenciou e concluiu um mestrado, ambos em Filosofia. 

Ler mais