Partilhar

Ensaio Sobre Tipografia

Fora de Coleção

Vários

Indisponível



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
12,12 € 15,15 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Introdução de Luís Ferreira
Tradução de Luís Varela
Revisão científica de Guilhermina Mota

¶ O tema deste livro é a Tipografia, e a Tipografia tal como é influenciada pelas condições do ano de 1931. O conflito entre industrialismo & os antigos métodos dos artesãos, que deu origem à confusão do século XIX, está agora a aproximar-se do fim.
¶ Mas embora o industrialismo tenha agora conseguido uma vitória quase total, as artes manuais não estão mortas, & não podem ser radicalmente extintas, porque satisfazem uma necessidade inerente, indestrutível e constante do ser humano.
¶ Os dois mundos podem ver-se, um ao outro, como diferentes e sem recriminações, reconhecendo ambos o que há de bom no outro - o poder do industrialismo, a humanidade do artesanato. Já não há justificação para a confusão de objectivos, incongruência de métodos ou hibridismo na produção; cada um dos mundos pode deixar o outro tranquilo na sua própria esfera.
¶ Que o industrialismo tenha, ou não, 'vindo para ficar' não é questão que nos interesse, mas o artesanato acompanhar-nos-á sempre - como os pobres. E os dois mundos são agora completamente distintos. O trabalho de imitação de 'obras de época' e o comércio do artesanato de imitação estão, por certo, condenados. Os critérios das artes manuais são tão absurdos para a indústria mecanizada como os critérios mecânicos o são para o artesão.
¶ A aplicação destes princípios à feitura de letras e de livros é a matéria principal deste livro.

NOTA PRÉVIA


A selecção dos textos para esta colecção tem resultado sempre de motivações emocionais. Editamos livros que amamos, autores que admiramos, textos que de alguma forma nos inspiram e influenciam. Assim aconteceu com o texto de Eric Gill.
O Ensaio sobre Tipografia, que conhecemos nas belíssimas edições da Lund Humphries e da Godine, impôs-se desde logo como um livro 'como aqueles que gostávamos de saber fazer'. O formato, o papel, a delicada composição e naturalmente o tema e o autor.
Editar em português o texto de Gill, visionário, controverso, tantas vezes incoerente, deixou de ser uma dúvida depois da primeira leitura. A dúvida era como revestir a edição portuguesa de algum do encanto do original. Sem a opção do facsimile, ficou-nos a vontade de tentar compreender os aspectos formais mais característicos do livro e de procurar recuperá-los para a edição portuguesa. Assim, pareceu-nos desde logo claro que o uso do Joanna, um dos mais bonitos e menos usados tipos de Gill, era inquestionável. Já o desenho da página teria que ser alterado. Com um formato diferente, determinado pelas características desta colecção, a página mantém, contudo, algumas das suas características mais relevantes: tipo, corpo e entrelinhamento, relação com as margens, inserção e legendagem das imagens, cabeças e numeração das páginas. Também o desenho do anterosto e rosto do livro, bem como as entradas dos capítulos, são devedores do trabalho de Gill. É esta aproximação ao original que justifica também o uso do '&' e do '¶' ao longo do texto. Só o uso das contracções e do alinhamento à esquerda, em bandeira, nos pareceram injustificados no texto em português.

Se o convívio com os textos e os livros que nos fascinam enriquece o trabalho que se desenvolve na FBA, é certo também que só com a ajuda e o saber dos especialistas que nos acompanham nesta tarefa, conseguimos atingir os objectivos que nos propomos. Não podemos deixar de mencionar o trabalho de tradução e muito especialmente, a dedicação e o envolvimento emprestados à revisão científica e à anotação do texto. É ainda devido um agradecimento pessoal e especial ao Luís Ferreira, pela disponibilidade e a amizade com que abraçou esta colaboração.

JOÃO BICKER [FBA.]

ÍNDICE GERAL


Nota prévia
Introdução
Ensaio sobre Tipografia
Tema
Composição de Tempo & Lugar
Letras
Tipografia
Talhe de Punções
Do Papel e da Tinta
A Cama Procrustiana
O Instrumento
O Livro
Mas porquê as Letras?

Ler mais

Autor

Vários

.

Ler mais