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Conversa sobre a Poesia

Friedrich Schlegel

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Sinopse

Conversa sobre a Poesia é um dos textos fundadores do chamado Primeiro Romantismo Alemão, o movimento literário e crítico surgido em Jena e Berlim entre 1797 e 1800–1801. Trata-se de um diálogo entre sete amigos, nos quais é possível reconhecer, com maior ou menor certeza, as principais figuras que compunham o círculo romântico: Friedrich Schlegel, August Wilhelm e Caroline Schlegel, Friedrich Schelling, Friedrich von Hardenberg (Novalis), Dorothea Veit, Ludwig Tieck, e Friedrich Schleiermacher. De um ponto de vista histórico, esta obra é sob muitos aspectos um compêndio em que são apresentados sinteticamente os conceitos fundamentais da estética romântica, como a ironia, o Witz, a crítica, a mitologia, o romance, o arabesco. O seu móbil, no entanto, é muito simplesmente a questão da representação da poesia enquanto tal, o modo como podemos falar e reflectir sobre ela. Será a poesia — e, assim, a arte — em primeiro lugar o objecto de uma teoria ou de um saber históricos, que se trataria apenas de separar e classificar em categorias, géneros, épocas e escolas? Ou será antes um todo indivisível, um conceito universal que não só faz parte da vida, como compreende em si mesmo a própria vida? Em que condições é possível ou legítimo falar da poesia em termos absolutos?

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Autor

Friedrich Schlegel

Friedrich Schlegel (1772–1829), ensaísta e crítico literário, é um dos principais fundadores e representantes do Primeiro Romantismo Alemão, juntamente com o seu irmão August Wilhelm Schlegel, Novalis e Friedrich Schleiermacher. A sua obra, que se estende dos estudos clássicos à filosofia, à filologia e à hermenêutica, lança os fundamentos da história e da teoria da literatura dos séculos xix e XX. No centro do seu pensamento, que é possível reconstituir seguindo a sequência dos seus primeiros textos, encontra-se o confronto radical com algumas das maiores figuras da cultura ocidental: Kant (Sobre o Conceito de Republicanismo, 1796), Lessing (Sobre Lessing, 1797), Winckelmann (Sobre o Estudo da Poesia Grega, 1797), Dante e Shakespeare (Fragmentos Críticos, 1797), Goethe (Sobre o Meister de Goethe, 1798), e Fichte (Filosofia Transcendental, 1800). Depois de passar por Jena, Paris e Colónia, entre 1801 e 1807, Schlegel instalou-se em Viena, em 1808, onde continuou a escrever profusamente sobre filosofia e literatura até ao fim da sua vida. O momento mais fulgurante da sua obra, no entanto, está contido nos textos que publicou na revista Athenäum, entre 1798 e 1800: os Fragmentos, as Ideias, e a Conversa sobre a Poesia.

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