Manuel Vilas Boas

Nasceu, em 8 de dezembro de 1948, na freguesia de Pedra Furada, do concelho de Barcelos. Estudou nos seminários de Tomar, Cernache do Bonjardim (Cucujães) e Valadares. Concluiu, em 1972, o curso de Teologia, no Instituto Superior de Estudos Eclesiásticos do Porto (ISEE). É sacerdote da Sociedade Missionária da Boa Nova, desde 15 de agosto de 1974, após dois anos de estágio pastoral, no Colégio de São João de Brito, em António Enes, na diocese de Nampula, Moçambique.

Especializou-se em Comunicação Audiovisual, na Universidade Católica de Lyon e, em Jornalismo, na Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa.

Cofundador, em 1979, do programa 70×7, da RTP, realizou, durante treze anos, mais de 400 emissões de televisão. Foi também fundador e realizador do Centro de Produção Audiovisual (CEPAV) e da Cooperativa Logomedia (hoje, Agência Ecclesia, responsável pela programação católica da RTP 2), tornando-se autor de diaporamas e videogramas, para as áreas da catequese, do ensino e da cultura, designadamente, para a 17.ª Exposição de Arte, Ciência e Cultura, ocorrida, em 1983, na cidade de Lisboa. Dirigiu cursos de Comunicação Audiovisual, por todo o País, em diversas dioceses, institutos e universidades.

Jornalista do semanário O Jornal, desde 1977 (hoje revista Visão), antigo comentador de assuntos religiosos, na Rádio Difusão Portuguesa (RDP), integra a TSF – Rádio Notícias, desde a sua fundação, em 1988, onde foi membro da Direção, durante dez anos. Acompanhou para esta estação radiofónica, as mais significativas viagens dos papas João Paulo II e Bento XVI.

Edita, atualmente, em 16.ª edição, o programa Encontros com o Património, da Direção-Geral do Património Cultural, que foi galardoado, em 2010, com o Prémio de Melhor Programa de Rádio, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). Foi-lhe atribuído um Prémio Europa Nostra, um dos galardões de maior relevância mundial, para programas sobre o património. O prémio foi entregue, em maio de 2014, em Viena, na Áustria, pelo Presidente da República da Áustria.

Entre 2004 e 2006, foi presidente do Conselho Deontológico (CD) do Sindicato Nacional dos Jornalistas (SNJ). Comenta a atualidade religiosa nacional e internacional na RTP, SIC, TVI, CNN e TSF.

Em novembro de 1993, publicou Fátima – os lugares da profecia, no Círculo de Leitores. É, ainda, coautor, com Amadeu Gomes de Araújo, do livro: Moçambique: da Colonização à Guerra Colonial – A Intervenção da Igreja Católica, editado em novembro de 2023.