Lisa Vicente

Lisa Vicente é médica assistente graduada em Ginecologia-Obstetrícia, com uma pós-graduação em Medicina Sexual e com o reconhecimento de competência em Sexologia pela Ordem dos Médicos.
Fez a sua formação de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Dr. Alfredo da Costa e trabalhou no Hospital de Torres Vedras (2003-2005). Entre 2005-2009 e 2016-2023, trabalhou na Maternidade Dr. Alfredo da Costa.
Foi chefe de divisão de Saúde Sexual, Reprodutiva, Infantil e Juvenil da DGS (2009-2016). Criou e é ainda responsável pela Consulta de Saúde Reprodutiva da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) desde 2002. Atualmente, é membro da Direção da Competência de Sexologia da Ordem dos Médicos desde 2017, é presidente do Colégio da Competência de Sexologia desde 2023 e é coordenadora da Comissão da Sexualidade
Feminina e Desafios Culturais da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC), na qual é formadora nos cursos de especialização em Sexologia Clínica. É também formadora nos cursos de pós-graduação em Sexualidade Humana (FML-SPSC) e no programa de doutoramento em Sexualidade Humana da Faculdade de Psicologia e Educação do Porto. É autora e coautora de textos e capítulos de livros sobre sexualidade, saúde sexual, saúde reprodutiva e menopausa. Além de ter artigos publicados em revistas de divulgação e mass media, é autora do livro O Atlas da V (2019), em que aborda as questões de género, a resposta sexual, questões práticas sobre a vulva e a vagina ao longo dos anos e a sexualidade em diferentes momentos da vida. Em 2023, recebeu o Prémio Revista Activa na categoria de Ciência.