Henrique Saraiva
Motoviajante de espírito, contador de histórias por gosto e oficialmente sénior - formou-se em economia, em gestão e quase em engenharia civil (faltaram-lhe o telhado e os acabamentos do curso).
Para crédito de uma carreira em Marketing Financeiro, debitou 30 anos de vida à banca, nalgumas instituições ainda vivas, outras já transformadas em capítulos da história do setor.
Desde 2018, dedica-se a explorar Portugal sobre duas rodas, percorrendo as estradas nacionais que servem de inspiração para as suas crónicas de viagem, sob a marca "Viagens ao Virar da Esquina".
Este é um projeto com foco nas viagens de moto e na valorização do mototurismo. É a expressão da paixão por viajar, por fotografar, pela História e pelas estórias que se encontram estrada fora. Junte-se o gosto pela escrita, sempre com uma pitada de ironia e bom humor.
Conta com uma comunidade de mais de 21 mil seguidores nas redes sociais - facebook, linkedin, youtube e instagram - e tem presença regular na imprensa especializada, com colaborações em publicações como Andar de Moto, Motojornal, Trevl, Moto-ciclismo e Motos, bem como participações pontuais em revistas internacionais.
Entende esta visibilidade como uma responsabilidade para com a sociedade e aproveita-a para promover causas com impacto cultural e social, como a valorização da Estrada Nacional 2 (2018-21), o apoio à candidatura da Calçada Portuguesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade (2022-23), ou a campanha "Vamos Viver na Estrada" em defesa da segurança rodoviária (2024-25) e desenvolvida em parceria com várias entidades do setor automóvel e motociclístico. Dá continuidade a esta, em 2025, com a iniciativa pessoal "Não queremos viagens interrompidas".
Acredita - e insiste - no potencial do Mototurismo como motor (literalmente) de dinamização social e económica das regiões mais esquecidas do interior português. E não quer estar sozinho nesta viagem.